Folha de S.Paulo

Economista Deborah Bizarria passa a assinar coluna no site da Folha às sextas

-

A economista pernambuca­na Deborah Bizarria, 26, passa a assinar, a partir desta sexta-feira (3), coluna semanal no site da Folha.

Formada pela UFPE (Universida­de Federal de Pernambuco), ela estudou economia comportame­ntal na Warwick University, do Reino Unido, e é coordenado­ra de Políticas Públicas do Livres, movimento político supraparti­dário que defende o pensamento liberal.

Seu interesse pela economia comportame­ntal —campo que investiga como o comportame­nto humano interfere nas decisões econômicas— despertou quando o norte-americano Richard Thaler, referência no tema, recebeu o Nobel de Economia, em 2017.

“É uma área que ainda não conta com um grande centro de referência no Brasil. Peguei aquele dinheiro que tinha guardado a vida toda, a famícompor­tamental lia ajudou com mais um pouco e fui morar no Reino Unido em 2018, ainda durante a faculdade. O curso era bastante focado em políticas públicas, área que seria a minha escolha mais tarde”, diz a economista.

Suas colunas devem fazer essa ponte entre a economia e iniciativa­s para melhorar as políticas públicas, tendo por referência artigos científico­s e discussões que estão sendo feitas lá fora.

“O Brasil ainda tem questões básicas para serem resolvidas —e não podemos deixar de pensar nelas. Mas é preciso falar mais sobre economia do bem-estar e temas com viés ambiental. Precisamos correr atrás do tempo perdido enquanto ficamos de olho no que está sendo discutido no mundo.”

Bizarria pretende também abordar outros temas importante­s, como a desigualda­de de gênero. “Sendo mulher e ocupando um espaço relevante para a discussão de questões econômicas, esse é um assunto que, sem dúvida, estará presente na coluna”, diz.

Desde 2021 no Livres, ela é responsáve­l por consolidar políticas públicas no movimento.

 ?? Paulo Higor Nunes/ Divulgação ?? A economista pernambuca­na Deborah Bizarria, 26
Paulo Higor Nunes/ Divulgação A economista pernambuca­na Deborah Bizarria, 26

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil