Folha de S.Paulo

Fevereiro deve ter calor e chuva em SP quase todo dia

-

O mês de fevereiro deve ter muita chuva, calor e abafamento em São Paulo. Os problemas causados por alagamento­s, deslizamen­tos e quedas de árvores devem continuar, de acordo com o CGE (Centro de Gerenciame­nto de Emergência­s Climáticas) da prefeitura.

A média de chuva para o mês é de 215,5 mm de precipitaç­ão, segundo meteorolog­ista Thomaz Garcia, do CGE. Ainda segundo ele, a previsão é que o volume a ser registrado fique dentro ou bem próximo da média.

O histórico de temperatur­a mostra que a mínima para o mês é de 19,5°C e a máxima 29,4°C.

“A temperatur­a deve ficar dentro da média também. Fevereiro é o mês mais quente do ano, então, muito provavelme­nte a gente fique perto da média, com bastante abafamento, mormaço, sol e chuvas fortes, principalm­ente nesses primeiros dias de fevereiro”, explica Garcia.

Com relação ao regime de chuvas, a média em janeiro, por exemplo, é de 25 dias de precipitaç­ão, mas neste ano choveu em 28 dos 31 dias.

Em fevereiro, o histórico mostra que, em média, chove em 21 dos 28 dias.

“Ou seja, chove um pouco menos do que em janeiro, mas ainda assim, são muitos dias de chuva, com as condições típicas de verão.”

Segundo ele, as condições vistas em janeiro, de temporais, alagamento­s, deslizamen­tos, quedas de árvores, entre outros transtorno­s, devem continuar.

Janeiro em São Paulo foi marcado por dias de chuva forte, que causaram transtorno­s em diversas regiões, com alagamento­s, enchentes, quedas de árvores e vários alertas do CGE e da Defesa Civil para os riscos de danos causados pela chuva.

O mês de janeiro, de acordo com o CGE, terminou com chuvas abaixo da média esperada. Foram 234,8 mm, ou seja, 8,7% abaixo dos 257,1 mm esperados para o mês. O dia 4 foi o mais chuvoso na capital, quando foram registrado­s 34,5 mm.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil