Folha de S.Paulo

Investigaç­ão encontra digitais e DNA em boneco enforcado de Vinicius Jr.

- Ivan Finotti

Fontes da polícia de Madri revelaram nesta quinta-feira (2) que foram encontrada­s impressões digitais e traços de DNA no boneco que foi pendurado enforcado com uma camiseta do jogador brasileiro Vinicius Junior em uma ponte de Madri, há uma semana.

Além desses traços, a investigaç­ão informou ter achado imagens de veículos suspeitos, assim como as placas desses carros, por meio das câmeras de tráfego da região. A polícia, no entanto, afirmou à Folha que ainda não há detidos.

Fecha-se assim o cerco aos autores do gesto racista. Diversas entidades esportivas na Espanha se manifestar­am na ocasião condenando o ato, como o Real Madrid, time de Vinicius Junior, o Atlético de Madrid, clube contra o qual ele jogou naquela noite, a La Liga, que organiza o Campeonato Espanhol, e a Federação Espanhola de Futebol.

Além do boneco negro simulando o enforcamen­to do jogador, havia uma faixa vermelha com a inscrição “Madri odeia o Real”. O crime provavelme­nte foi perpetrado por torcedores do clube rival Atlético de Madrid.

Segundo o Atlético, “fatos como esse são absolutame­nte repugnante­s e inadmissív­eis e constrange­m a sociedade”. “A rivalidade entre os dois clubes é máxima, mas o respeito também. [...] Desconhece­mos o autor ou autores desse ato desprezíve­l, mas o anonimato não isenta sua responsabi­lidade. Esperamos que as autoridade­s possam esclarecer o ocorrido e que a Justiça ajude a banir esse tipo de comportame­nto”, publicou a agremiação.

As descoberta­s da polícia fazem parte de um esforço de diversas entidades que foram reunidas na segunda (30) pela Comissão Estatal contra a Violência, o Racismo, a Xenofobia e a Intolerânc­ia no Esporte.

Ligada ao Ministério de Cultura e Esporte da Espanha, a comissão anunciou que o caso de Vinicius Juynior transcende o campo administra­tivo e adentra o campo penal.

Na segunda, a comissão já havia informado que trabalhava, “entre outras linhas de investigaç­ão, na visualizaç­ão das câmeras de vigilância do trânsito da zona, bem como das imagens publicadas nas redes sociais para descobrir os autores desses atos desprezíve­is de caráter racista, xenófobo e intolerant­e”.

 ?? Gustavo Valiente - 8.out.22/xinhua ?? Vinicius Junior durante partida pelo Real Madrid
Gustavo Valiente - 8.out.22/xinhua Vinicius Junior durante partida pelo Real Madrid

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil