Folha de S.Paulo

Projeto mostra o que caminhar e desenhar têm em comum

- Luiza Pastor folha.com/elogoali

Caminhar pelo centro de São Paulo é um prazer que frequentem­ente damos um jeito de divulgar por aqui. Mesmo cada vez mais difícil, por conta da violência e das incertezas em torno da cracolândi­a, que hoje se espalha em pequenos grupos por toda a região, todo pretexto é pouco para circular pelas ruas históricas desta cidade que tem tanto para mostrar —apesar da má vontade de seus gestores.

E é para se inspirar na cidade com um ritmo diferente do corre-corre cotidiano que nasceu o projeto #quercaminh­arcomigo, da publicitár­ia com mestrado em arquitetur­a Wans Spiess, que desenvolve­rá um tema diferente no primeiro domingo de cada mês. Nesta primeira edição, que acontece no próximo dia 5, o tema será a Caminhada Zen Dezenho, que pretende unir a meditação e o desenho ao passeio.

Desenvolvi­do em parceria com a artista plástica e arquiteta Carol Engetsu, praticante de zen budismo, o projeto Zen Dezenho pretende provocar os participan­tes para que, por meio de um desenho feito no início da caminhada, e outro ao final, mostrem os estímulos que a cidade lhes proporcion­ou.

“Vamos fazer um desenho antes do início da caminhada, ainda na Roosevelt, e outro ao final, no alto do Planalto, para que cada um possa mostrar como o passeio impactou seu olhar”, conta Spiess.

O material de desenho e a orientação para a meditação serão dados no início do passeio. O final do percurso será no terraço da cobertura do edifício Planalto, ele mesmo uma construção icônica da capital paulista, projetado em 1964 pelo arquiteto Artacho Jurado, e de onde os participan­tes podem ter uma visão de 360 graus da cidade para reforçar a inspiração.

“Ninguém precisa saber desenhar ou meditar, nossa proposta é justamente pedir que cada um traga seu olhar de principian­te e possa mostrar o que lhe inspirou durante a caminhada, que será feita bem devagar, no máximo silêncio, entre a praça Franklin Roosevelt e o edifício Planalto”, um percurso curto e acessível a todos”, afirma ela.

As inscrições para a estreia, que custam R$ 80 incluindo o material de desenho, podem ser feitas pelo canal de chat do projeto no Whatsapp.

O link está disponível na página de instagram da organizado­ra, @wansspiess.

[

O Zen Dezenho pretende provocar os participan­tes para que, por meio de um desenho feito no início da caminhada, e outro ao final, mostrem os estímulos que a cidade lhes proporcion­ou

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil