Folha de S.Paulo

DIRETO AO PONTO

- MÔNICA BERGAMO monica.bergamo@grupofolha.com.br com Bianka Vieira, Karina Matias e Manoella Smith

Uma parte importante do núcleo duro do governo Lula já jogou a toalha e entende que o presidente precisa entregar diversos anéis para permanecer com os dedos. Ou seja, abrir mão de políticas públicas concretas e também simbólicas, como na área do meio ambiente, para conseguir avanços em ao menos um tema central: o do desenvolvi­mento econômico, sem o qual o governo poderá fracassar de forma retumbante.

PONTO 2 Na análise de um integrante de primeiro escalão da equipe do petista, Lula comanda hoje um governo sob cerco: enfrenta oposição dentro do aparato estatal, com uma opinião pública dividida e apenas 130 votos no Congresso —o número da bancada mais leal a ele— para defender suas pautas.

PONTO 3 Um parlamenta­r que é também dirigente do PT e amigo do presidente afirma que o governo tem hoje diversos canhões apontados para ele o tempo todo.

PONTO 4 O governo não teria, portanto, cacife nem força para comprar todas as brigas ao mesmo tempo.

DE LONGE Neste contexto, a administra­ção petista teria que evitar, por exemplo, entrar na discussão de pautas de comportame­nto. E deveria se “conformar” com o esvaziamen­to de ministério­s como o do Meio Ambiente e o de Povos Indígenas que está sendo promovido pelo Congresso.

DE LONGE 2 Lula deveria, assim, abrir mão “de tudo o que é secundário”, na opinião de um integrante do governo, para “centrar no desenvolvi­mento”, sem o qual até mesmo a democracia voltaria a correr risco.

TODOS SALVOS Com sucesso econômico, o governo Lula conseguiri­a se fortalecer para, ao fim e ao cabo, garantir que direitos não fossem “massacrado­s”, diz o mesmo governista.

ABAIXO Um grupo formado por artistas, jogadores, ativistas, advogados, apresentad­ores e intelectua­is como Camila Pitanga, Raí, Walter Casagrande Jr., Cléber Machado e Teresa Cristina enviará ao Conselho de Ética e Decoro do Senado uma representa­ção pedindo a cassação do mandato de Magno Malta (PL-ES).

ABAIXO 2 O senador criticou a repercussã­o do caso de racismo contra o jogador Vinicius Junior. Malta cobrou que associaçõe­s da causa animal “defendam os macacos”, uma vez que eles estariam “expostos” ao serem citados nos ataques contra o atleta do Real Madrid.

ABAIXO 2 Na representa­ção, que é assinada por advogados como Pierpaolo Cruz Bottini, Igor Tamasauska­s, Antonio Claudio Mariz de Oliveira e Marco Aurélio de Carvalho, o grupo sustenta que a imunidade parlamenta­r não é um salvo-conduto para que senadores se comportem como quiserem. “Racismo é um ato da maior gravidade. Gracejar com a dor, com a discrimina­ção não condiz com a dignidade parlamenta­r, com a estatura do Senado”, diz Bottini.

HIT O site do MIS (Museu da Imagem e do SIM) ficou fora do ar na tarde de quarta-feira (24) após uma explosão nas buscas pela exposição “Tina Turner: Uma Viagem para o Futuro”, que está em cartaz na instituiçã­o da capital paulista.

HIT 2 A procura aumentou após o anúncio da morte de Turner, aos 83 anos. O endereço eletrônico caiu por cerca de 15 minutos. Segundo o MIS, a empresa que hospeda o site teve que ser acionada, e a situação já foi normalizad­a. Aberta no início deste mês, a mostra reúne retratos da carreira da artista feitos entre as décadas de 1960 e 1990 por fotógrafos emblemátic­os.

CASA NOVA O comunicado­r André Marinho será um dos apresentad­ores do Flow News, braço de conteúdos jornalísti­cos dos Estúdios Flow. Ele estará à frente de dois programas semanais a partir do próximo mês: o Fora da Bolha, que será exibido às quartas, e o Bigorna da Realidade, que irá ao ar todas as sextas.

CASA 2 Enquanto a primeira atração se propõe a repercutir as principais notícias do cenário político, econômico, social e cultural, a segunda será inspirada em talk shows como o “Last Week Tonight com John Oliver”, da HBO, e trará análises de Marinho sobre temas “atuais, complexos e controvert­idos” do Brasil e do mundo, segundo o comunicado­r.

GARFOEFACA O ex-publisher do The New York Times Arthur Ochs Sulzberger Jr. avaliou com nota máxima a comida, os serviços e a “vibe” da unidade do restaurant­e Fasano em Nova York, nos EUA. Sulzberger esteve lá no dia 17 deste mês. Suas cinco estrelas foram registrada­s no sistema de avaliação da casa —e comemorada­s pelos anfitriões.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil