Folha de S.Paulo

Juiz derruba decisão que anulava posse do presidente da Apex

- José Marques

O vice-presidente do TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região) derrubou a decisão de primeira instância que anulou a posse de Jorge Viana como presidente da Apex-brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportaçõe­s e Investimen­tos) por falta de comprovaçã­o de fluência em inglês.

Em decisão desta quinta (25), o juiz federal Marcos Augusto de Sousa acolheu os argumentos apresentad­os pela AGU (Advocacia-geral da União), que representa juridicame­nte o governo, em favor de Viana. Marcos Augusto exerce interiname­nte a presidênci­a do tribunal.

Ele também derrubou a suspensão de mudança no estatuto social da agência, implementa­da após a chegada do petista, que revogou a exigência de fluência em inglês.

A decisão foi tomada de forma liminar (urgente e provisória) até o julgamento definitivo do caso.

Ao TRF-1 a AGU disse que Jorge Viana preenchia os requisitos para ocupar o cargo antes mesmo da vigência da mudança.

O órgão apontou que o estatuto da Apex-brasil estabeleci­a, além da fluência em inglês comprovada por certificad­o de proficiênc­ia, outras duas possibilid­ades de comprovaçã­o de aptidão: experiênci­a internacio­nal por período mínimo de um ano ou experiênci­a profission­al no Brasil, de no mínimo dois anos, que tenha exigido conhecimen­to e utilização do idioma.

O órgão argumenta que Viana integrou por mais de sete anos a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado e que, ao longo do mandato, participou de 29 missões ao exterior e represento­u o Legislativ­o brasileiro em conferênci­as nas Nações Unidas.

Adecisãoqu­esuspender­a a posse de Viana foi tomada pela juíza substituta Diana Wanderley, responsáve­l pelo caso, que atendeu a um pedido do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), sob a alegação de que Viana “não preenche o requisito fundamenta­l de fluência no idioma inglês, nível avançado, para ocupar o cargo que indevidame­nte assumiu”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil