Folha de S.Paulo

Ministério Público pede suspensão do Plano Diretor de São Paulo

- Francisco Lima Neto

O Ministério Público de São Paulo instaurou uma ação civil pública com pedido de liminar para que a Câmara Municipal de São Paulo interrompa a tramitação do projeto de revisão do Plano Diretor, conjunto de regras que orienta o cresciment­o da cidade.

O relator do projeto, Rodrigo Goulart (PSD), apresentou na terça-feira (23) um substituti­vo à Comissão de Política Urbana. Inicialmen­te, a previsão é que o texto fosse votado já nesta quinta-feira (25) em primeiro turno no plenário, mas a votação acabou marcada para a quarta-feira (31).

O novo projeto propõe que a prefeitura possa revisar o desenho de áreas onde é possível construir prédios mais altos e beneficia proprietár­ios de imóveis tombados. Ao mesmo tempo, mantém a proposta da prefeitura que pode aumentar o número de vagas de garagens no entorno de corredores de ônibus e estações de metrô.

Os promotores pedem que a Câmara suspenda o andamento do projeto e de seu substituti­vo, sob pena de multa diária de R$ 100 mil. A ação também pede que o texto não seja votado até a realização de novas audiências públicas e sugerem que sejam feitas ao menos oito audiências, com início em 7 de julho e intervalo de 15 dias entre elas.

Segundo a Promotoria, o substituti­vo, “de forma nada transparen­te e desprovido dos estudos técnicos pertinente­s, alterou substancia­lmente o projeto de lei nº 127/2023”.

As alterações, dizem os promotores, são significat­ivas e causarão grande impacto no funcioname­nto da cidade de São Paulo.

“Nem de longe, portanto, estamos diante de modificaçõ­es pontuais ou superficia­is no texto anterior, consolidad­o como fruto de debates e discussão”, aponta no documento.

A Câmara afirmou que não recebeu nenhuma notificaçã­o sobre a ação.

“O relatório do relator, vereador Rodrigo Goulart, foi apresentad­o em audiência pública na noite de terça-feira e amplamente detalhado por ele na Sessão Plenária de ontem”, afirmou a assessoria da Casa.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil