Folha de S.Paulo

Temporada de ópera reúne obras clássicas e contemporâ­neas

- Theatro São pedro R. Barra funda, 171, Barra funda, zona oeste. Instagram @theatrosao­pedro. Programaçã­o em theatrosao­pedro.org.br GZ

O Theatro São Pedro é uma peculiarid­ade de São Paulo. Um dos endereços mais charmosos da Barra Funda, na zona oeste da cidade, é o lugar mais aconchegan­te para assistir a óperas.

Teatro de esquina, sua estrutura se comunica com as ruas ao seu redor, criando um diálogo vivaz com o bairro. O público provoca um burburinho na vizinhança e pinta uma paisagem nostálgica nas tardes de domingo: o pipoqueiro e as crianças, a bicicleta, o sol que entra no foyer.

Como teatro lírico, o São Pedro tem nas montagens de ópera o alicerce de sua programaçã­o. As últimas temporadas têm sido interessan­tes, porque iluminam um repertório pouco encenado no país.

A direção do teatro escolhe títulos do período barroco e estreia obras contemporâ­neas. Por exemplo, dois destaques deste ano são “Dido e Eneas”, pérola de Henry Purcell, e o “Machete”, de André Mehmari, inspirada num conto de Machado de Assis.

Saindo do óbvio, a direção artística do teatro mostra que a ópera é uma linguagem a ser explorada no tempo presente e resgata, corajosame­nte, obras mais antigas, de apreciação menos imediata. A encenação de um título barroco reafirma códigos estéticos daquele tempo: o canto, a composição, as inquietaçõ­es.

Fundado em 1917, o segundo teatro mais antigo de São Paulo é acanhado, tem 636 lugares e a ambiência intimista agrega ainda mais emoção às montagens. É realmente um prazer passar horas a fio naquele lugar, aproveitan­do para tomar um café entre os atos.

A boa acústica já permite que a casa receba música sinfônica. Seria interessan­te se o São Pedro abrigasse ainda mais espetáculo­s de dança, linguagem da arte lírica que carece de bons espaços.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil