Folha de S.Paulo

Se eu tivesse fugido com ela, minha filha estaria viva, diz Jean Ocampo

Durante evento, pai de Sophia afirmou ter se desesperad­o com empurra-empurra de autoridade­s

- PL

“A gente ficava desesperad­o com o empurraemp­urra. Os órgãos não entravam em contato, não verificava­m o que estava acontecend­o

“A única saída é fugir.” Foi assim que Jean Carlos Ocampo, pai de Sophia, morta aos 2 anos, em Campo Grande (MS), respondeu à pergunta sobre o que fazer quando a rede de proteção à criança não atende aos pedidos de socorro.

Ocampo foi entrevista­do ao vivo na abertura da 6ª edição do seminário Violência Sexual Infantil, organizado pela Folha em parceria com o Instituto Liberta. O evento aconteceu na quinta-feira (18), e a entrevista foi conduzida pela jornalista Eliane Trindade, editora do prêmio Empreended­or Social, da Folha.

“Sinceramen­te, do fundo do meu coração, eu aconselhar­ia o pai a fugir com a criança. Porque, onde eu fui pedir ajuda, não me atenderam. Se eu tivesse fugido, a minha filha estaria viva”, disse Jean.

Ele também reclamou da falta de orientação dos órgãos. Ocampo só ficou sabendo, por exemplo, sobre a existência da medida protetiva em caso de violência sexual infantil após a morte de sua filha.

Trata-se de um aparato judicial que modifica a guarda da criança caso haja indícios de que ela esteja sofrendo riscos no ambiente em que reside. A medida é concedida por um juiz.

“A gente ficava desesperad­o com o empurra-empurra. Os órgãos não entravam em contato, não verificava­m o que estava acontecend­o. O papel de investigar não era meu, era do Conselho Tutelar e da polícia”, afirmou.

Jean também acusou os órgãos de proteção à criança de homofobia. Depois de se separar de Stephanie, ele iniciou um relacionam­ento com Igor de Andrade. Os dois estavam juntos quando Jean pediu ajuda à rede de proteção.

“Sempre pisamos em ovos, porque éramos dois homens. Eu queria ser olhado como uma família, mesmo sendo dois pais. Vocês não têm ideia do vazio que está lá em casa; tudo que fazemos remete a ela”, concluiu.

VEJA DOCUMENTÁR­IO SOBRE O CASO folha.com/wcl5sg3v

 ?? ?? 4
4
 ?? Fotos Marcos Erminio/folhapress ?? 5
1 Sophia, morta aos 2 anos e 7 meses 2 Quarto de Sophia na casa do pai, Jean 3 Stephanie, mãe de Sophia, durante entrevista à Folha 4 Jean, pai da menina 5 Igor de Andrade, marido de Jean, no quarto da criança
Fotos Marcos Erminio/folhapress 5 1 Sophia, morta aos 2 anos e 7 meses 2 Quarto de Sophia na casa do pai, Jean 3 Stephanie, mãe de Sophia, durante entrevista à Folha 4 Jean, pai da menina 5 Igor de Andrade, marido de Jean, no quarto da criança

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil