Folha de S.Paulo

Preço de carros usados e seminovos deve cair com pacote do governo

- Fernando Narazaki

O preço dos carros seminovos e usados também deve cair depois que o governo anunciar os detalhes do plano que busca ampliar o acesso a carros populares novos em até 10,96%. A avaliação é da Fenauto (Federação Nacional das Associaçõe­s dos Revendedor­es de Veículos) e da consultori­a Bright Consult, especialis­ta nesse mercado, um dia após a divulgação das medidas.

Os detalhes do novo pacote serão divulgados em até 15 dias. Até lá, o mercado automobilí­stico deve sofrer uma queda nas vendas, de acordo com Cassio Pagliarini, sócio da Bright Consult. “O mercado de novos parou. Ninguém vai comprar até sair o decreto”, afirma o especialis­ta. A consultori­a estima que as vendas no setor devam cair de 181 mil para 170 mil neste mês. “O comprador vai segurar o dinheiro até o pacote ser anunciado”, diz.

O presidente da Fenauto, Enilson Sales, evita prever números, mas também acredita em uma paralisaçã­o nas vendas enquanto não houver o anúncio.

“Agora haverá uma retração, pois será esperado o que virá. Em um segundo momento [quando as medidas forem anunciadas], a indústria não vai amanhecer e ter todos os carros à disposição. A indústria vai começar a fabricar o que será mais favorecido, vai demorar um pouco para vermos o impacto.”

Em relação ao mercado de seminovos e usados, Sales estima que haverá uma queda de preços a curto prazo. “Pelo que foi anunciado até agora, a gente prevê que o seminovo ou usado com etanol de baixa cilindrada e que custa até R$ 120 mil terá uma redução de preço”, diz.

O presidente da Fenauto vê a medida como positiva. “Qualquer anúncio que venha a fomentar o mercado é bem-vindo, pois não há fábrica de carro usado. Se fomentar a venda de carro zero, fomenta a venda do usado no futuro.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil