Folha de S.Paulo

MOBILIDADE EM ALTA

Acessibili­dade, conforto e diferentes modais de transporte caracteriz­am o eixo Berrini x Chucri Zaidan

-

Um dos maiores polos econômicos da América Latina, a região que abrange as avenidas Engenheiro Luís Carlos Berrini e Doutor Chucri Zaidan reúne startups, escritório­s de advocacia, agências de publicidad­e e serviços que levam, diariament­e, 74 mil pessoas aos seus entornos.

Esse fluxo intenso precisa de uma infraestru­tura que comporte o vai e vem diário de pessoas à região. Não à toa, a área é bem servida por várias opções de transporte público, malhas cicloviári­as, e vias com acessibili­dade para carros particular­es.

Em pleno desenvolvi­mento desde o início dos anos 2000, o eixo Berrini x Chucri Zaidan e em especial a mobilidade da região evoluíram a partir da Operação Urbana Água Espraiada. A política pública impulsiono­u novas construçõe­s e alargament­os de avenidas, túneis e pontes, a implantaçã­o de praças e áreas verdes que, hoje, impactam positivame­nte a circulação de motoristas, pedestres e ciclistas no local.

Quem é adepto do transporte público tem algumas opções para se locomover até a região. Além de diversos corredores e linhas de ônibus que percorrem as principais avenidas do bairro, duas linhas (uma de trem e outra de metrô) conectam a área com outras zonas da cidade: a 9-Esmeralda e a 5-Lilás.

Com 32 km de extensão, a linha Esmeralda de um lado conecta a região da Berrini e Chucri Zaidan com Osasco, na região oeste da cidade, e vai até a extremidad­e da zona sul. Além disso, faz baldeação com a linha férrea 8-Diamante e com as linhas 4, 5 e 17 do metrô. Já a linha Lilás agrega os bairros da zona sul Moema, Saúde e Chácara Klabin ao Capão Redondo.

Quem usa o transporte alternativ­o também está bem servido no eixo Berrini x Chucri Zaidan. Com ciclovias para todos os lados, é possível pedalar até a região pela Marginal Pinheiros, pela avenida Chucri Zaidan ou pela avenida Jornalista Roberto Marinho.

Essas vias também são ideais para quem anda de carro e, além delas, a avenida Hélio Pellegrino, a Santo Amaro, a rua Funchal e a avenida dos Bandeirant­es também servem a área.

 ?? Fotos Alberto Rocha/estúdio Folha ?? Av. Chucri Zaidan
Fotos Alberto Rocha/estúdio Folha Av. Chucri Zaidan
 ?? ?? Ciclovia na Berrini
Ciclovia na Berrini

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil