Folha de S.Paulo

Livro ‘A Toca das Raposas’ consagra a estratégia da Record de ouvir fã-clubes

- Walter Porto walter.porto@grupofolha.com.br

A Galera Record, ponta de lança em literatura young adult no mercado editorial, tem adotado uma estratégia de se pautar pelas demandas de fã-clubes para decidir suas aquisições e lançamento­s. A decisão tem rendido frutos.

O caso mais recente é o da aventura “A Toca das Raposas”, obra autopublic­ada na internet por Nora Sakavic há cerca de dez anos que nunca tinha sido editada em livro até agora, apesar de angariar legiões de jovens que se fissuraram na trama por meio de traduções não oficiais desde então.

Na semana de seu lançamento no Brasil, o livro já vendeu mais de 10 mil exemplares, segundo a editora-executiva do selo, Rafaella Machado. Ela afirma ter preparado uma promoção de mil brindes exclusivos para marcar a estreia, que teve que ser ampliada em sete vezes em 24 horas para dar conta da demanda.

“Passei dois anos tentando algum contato com a autora, que combinava com a linha da Galera”, conta Machado. “Até que no fim do ano passado, a agência literária Miaw, de que eu nunca tinha ouvido falar, entrou em contato para discutir o livro comigo através do Twitter. Houve então um leilão com seis editoras brasileira­s e acabamos levando.”

Primeira parte de uma trilogia, que sairá toda este ano, a narrativa acompanha um garoto deslocado, filho de mafiosos, que descobre seu talento em um esporte fictício, Exy, e passa a integrar o time das Raposas que intitulam a obra.

Machado ressalta que a Galera se especializ­ou em escutar as comunidade­s de fãs nas redes sociais em busca dos melhores títulos a publicar. A estratégia vem alcançando sucesso —o faturament­o da editora cresceu 167% desde o começo da pandemia. O volume de lançamento­s anuais também subiu de 20 para 50.

“Agente tem muita humilda depara entender que a editora deixou dese rum fil troparas e torna rum aponte que encurta a distância entre leitor e obra”, afirma a editora.

“Precisamos entender o leitor como um especialis­ta que pode nos ajudara entender o que o livro tem de especial. Assim, nós fazemos o livro junto com eles, e não para eles.”

DIVÃS

Ainda no grupo Record, está saindo do forno uma boa reedição. É o volume que a psiquiatra Nise da Silveira escreveu sobre Carl Jung, que saiu pela Paz & Terra em 1968 e estava fora de catálogo. O livro “Jung: Vida e Obra” é tanto uma breve biografia como uma introdução ao pensamento de um dos grandes psicanalis­tas do século 20 —com quem Nise se correspond­ia.

E VIDAS

Rafael Spaca lança pela Avec em junho o volume “Mestres do Traço”, com entrevista­s com alguns dos grandes quadrinist­as do Brasil. Há uma conversa com Mauricio de Sousa só sobre Chico Bento e a última entrevista de Álvaro de Moya antes de morrer.

 ?? ?? COMO SE FOSSE FLOR
Ilustração de Faw Carvalho para o livro infantil ‘Mar de Marielle’, de Luana Rodrigues, que será lançado pela editora Malê na Blooks do Rio de Janeiro às 16h deste sábado (27)
COMO SE FOSSE FLOR Ilustração de Faw Carvalho para o livro infantil ‘Mar de Marielle’, de Luana Rodrigues, que será lançado pela editora Malê na Blooks do Rio de Janeiro às 16h deste sábado (27)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil