Folha de S.Paulo

Fora da casinha

- Fábio Zanini painel@grupofolha.com.br com Guilherme Seto e Juliana Braga

O pedido de demissão do secretário municipal de Habitação de SP, João Farias, tem como pano de fundo pressões feitas por um ex-preso na Lava Jato e um ex-presidente do PSDB para que a prefeitura fizesse um decreto liberando a construção de moradia popular num terreno em Cidade Tiradentes. A saída de Farias, revelada pelo Painel, pode levar ao rompimento do Republican­os, partido do ex-secretário, com a gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB), que busca a reeleição.

PARCEIROS O decreto liberaria uma área para a empresa Usu Campeão e parceiras construíre­m 5.000 unidades habitacion­ais. Ela é de propriedad­e do ex-vereador do PT de Americana Alexandre Romano, que foi preso em 2015 na Operação Pixuleco 2 da Lava Jato. Ex-ministro das Cidades (2016-17) e ex-presidente tucano (2019-23), Bruno Araújo fazia lobby pelo decreto em nome da empresa.

EMBATE Farias criticou internamen­te o que viu como tentativa de favorecer a Usu Campeão no programa Pode Entrar. Do outro lado, João Cury, presidente da Cohab, argumentav­a que a proposta era a mais benéfica para a cidade.

OUTRO LADO Em nota, Araújo diz que foi de sua iniciativa a lei de regulariza­ção fundiária em vigor e que hoje atua profission­almente em defesa do projeto da Usu Campeão. Já Romano afirma que o projeto em questão “foi selecionad­o pelo menor preço para a prefeitura e era o que melhor atendia ao interesse público.”

CARINHO O Ministério do Desenvolvi­mento Social lançará uma Política Nacional de Cuidados, voltada para pessoas que trabalham em atividades de limpeza, serviços domésticos e assistênci­a a vulnerávei­s, como idosos, crianças e pessoas com deficiênci­a. Foi criado um grupo com 17 ministério­s para pensar em ações.

CARTÃO... Escolhida pela ONU como sede da COP30, Belém não terá onde descartar o lixo de seus moradores a partir de setembro. O aterro sanitário de Marituba atingiu sua capacidade máxima e há risco de contaminaç­ão pelo chorume.

...DE VISITA Decisão do Tribunal de Justiça marcou o fechamento do local para 31/8 e não há alternativ­a. A prefeitura afirmou que abriu consulta pública para o edital que escolherá uma nova concession­ária para o tratamento de resíduos.

CAOS O secretário de Justiça de SP, Fábio Prieto, disse em documento enviado ao governador Tarcísio de Freitas (Republican­os) que o fim do marco temporal para terras indígenas poderá trazer “consequênc­ias imprevisív­eis para o país”. Ele cita Guarulhos e Santo André como cidades que foram aldeamento­s indígenas e poderão em tese ser afetadas.

DESCASO O líder oposicioni­sta venezuelan­o Juan Guaidó disse ao Painel que Lula “relativiza a tragédia” no país ao receber o ditador Nicolás Maduro. “É muito preocupant­e para 7,5 milhões de refugiados, para dezenas de milhares de vítimas da repressão de Maduro. Isso não é apenas estender a mão a um ditador, mas desestabil­izar a região”, afirma.

COLETIVO Chamado de “impostor” por Lula, Guaidó, que no passado se autoprocla­mou presidente venezuelan­o, diz que o ataque não se restringe a ele .“Não foiu mata que aJuan Guaidó, mas um ataque à luta por democracia, por eleições livres, por respeito às vítimas de violação de direitos humanos”.

EXÍLIO O opositor está nos EUA e diz que só volta à Venezuela quando houver segurança. “Temos que seguir lutando por eleições livres. Pergunto a Lula se, além de receber o ditador e atacar a mim, vai falar de democracia e de soluções para o conflito na Venezuela”.

PASSO... A última rodada de promoções no Itamaraty, na sexta-feira (26), contemplou mulheres e negros em maior proporção que a média. As diplomatas respondera­m por 37,5% das promoções a ministro de primeira classe, topo da carreira. A proporção geral de mulheres no Itamaraty é de 23%.

...A PASSO Já os negros, que são 5% da carreira, foram contemplad­os com 12,5% das promoções para ministros de primeira e segunda classes. A intenção da pasta é gradualmen­te aumentar a diversidad­e por meio de promoções nos escalões superiores, o que possibilit­a abrir vagas na base para minorias.

VISITAÀFOL­HA1 Aloizio Mercadante, presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvi­mento Econômico e Social), esteve no jornal nesta segunda-feira (29). Acompanhav­am-no Alexandre Abreu e José Gordon, diretores, e Danilo Molina, assessor de imprensa.

VISITA À FOLHA 2 O deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), presidente da FPA (Frente Parlamenta­r Agropecuár­ia), esteve no jornal nesta segunda-feira(29).Acompanhav­am-noDanielle Arouche, gerente de comunicaçã­o, e Guilherme Kemmer, assessor de comunicaçã­o.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil