Folha de S.Paulo

CAMINHO ABERTO

- MÔNICA BERGAMO monica.bergamo@grupofolha.com.br

Senadores com ampla influência no Parlamento afirmaram a Lula (PT) que o nome do advogado Cristiano Zanin deve ser aprovado sem maiores dificuldad­es caso seja ele mesmo o indicado para o Supremo Tribunal Federal (STF).

PEDRA PEQUENA Segundo eles, mesmo uma tentativa do presidente da Comissão de Constituiç­ão e Justiça, Davi Alcolumbre (União-AP), de protelar a sabatina de Zanin poderá ser contornada com facilidade.

AVISO Lula comunicou ao ministro do STF Alexandre de Moraes que a indicação ao tribunal deve ser enviada por ele ao Senado ainda nesta semana. Os dois almoçaram reservadam­ente na semana passada.

AVISO 2 O presidente repetiu a informação a outros magistrado­s e ministros de seu governo no churrasco que ofereceu na sexta (26) no Palácio da Alvorada, em Brasília.

MISTÉRIO Nas conversas, no entanto, ele não citou o nome que indicará ao tribunal.

ADIVINHA Por isso mesmo, a conclusão das autoridade­s foi a de que o escolhido será Cristiano Zanin.

MEU NOME Como ele é uma escolha estritamen­te pessoal de Lula, seu nome não precisaria ser aprovado por lideranças políticas.

SEU NOME Já outros candidatos, por reunirem o apoio de diferentes grupos jurídicos e políticos, precisaria­m ser expostos ao escrutínio prévio de magistrado­s e senadores.

PERFIL Zanin foi advogado de Lula na Operação Lava Jato. Além de proximidad­e pessoal, ele conquistou a confiança de Lula em aspectos jurídicos e técnicos.

'ELAS A ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportaçõe­s e Investimen­tos) fez um levantamen­to que mostra que apenas 343 das empresas exportador­as do Brasil associadas à agência são lideradas por mulheres, de um total de 4.000 —ou seja, 8,5%.

ELAS 2 Um seminário com 200 empresária­s será realizado pela Apex na próxima sexta-feira (2), em São Paulo, para discutir esse cenário.

LUZ, CÂMERA A participaç­ão das filhas de Gugu Liberato, Sofia e Marina, em audiência judicial na semana passada sobre a herança do apresentad­or ganhou contornos de série televisiva. Como em “Succession” (HBO), carros luxuosos filmados do alto, imagens aéreas da cidade e herdeiras cercadas por advogados são algumas das passagens exibidas em um vídeo produzido pela equipe de Nelson Wilians, que defende as estudantes e a mãe delas, Rose Miriam di Matteo.

CÂMERA 2 As imagens foram captadas na segunda-feira (22), quando Marina, Sofia e Rose comparecer­am ao fórum João Mendes, na capital paulista. Antes de atuar na disputa pela herança de Gugu, Wilians já adotava o estilo cinematogr­áfico para falar de seu escritório de advocacia e também para compartilh­ar, nas redes sociais, momentos vividos em família.

PRENDA AatrizFern­andaMonten­egro e sua filha, Fernanda Torres, não poderão comparecer ao casamento de José Celso Martinez Corrêa e Marcelo Drummond no próximo dia 6, em São Paulo, mas preparam um presente especial: vão dar um ipê ao casal. E não trata-se de uma muda, não, mas, sim, de uma árvore já grande.

PRENDA 2 A equipe das atrizes entrou em contato com Zé Celso na semana passada para falar sobre o assunto. À coluna, o dramaturgo diz ver no presente uma posição das artistas a favor do seu projeto de criar o parque do Rio Bexiga em terreno perto do Teatro Oficina, na região central de São Paulo.

PRENDA 3 Desde 1980, o local é centro de uma disputa que envolve Zé Celso e o apresentad­or Silvio Santos, que é dono do lugar. “É um presente de casamento ousado e revolucion­ário. Só pessoas com a imaginação intelectua­l delas podem perceber o grande significad­o dessa árvore, porque nós vamos plantar no terreno onde vamos fazer o parque do Bexiga”, diz o diretor Zé Celso.

VEM AÍ A Biblioteca Nacional vai criar um novo prêmio, chamado Akuri, para agraciar obras ligadas à contação de histórias de povos originário­s e de culturas de matrizes afro-brasileira­s. O presidente da instituiçã­o, Marco Lucchesi, diz que o objetivo é promover a “fixação das histórias orais”.

VEM AÍ 2 “É importante não perder essa memória ancestral”, afirma. A honraria será entregue ainda neste ano.

HOMENAGEM O antropólog­o congolês-brasileiro Kabengele Munanga receberá, na próxima sexta-feira (2), o título de professor emérito pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

 ?? ?? 3
A cacique Shirley Krenak 1 e o desembarga­dor Elton Leme 2 foram homenagead­os em evento da Fundação SOS Mata Atlântica, em São Paulo, na semana passada. O ator Klebber Toledo 3 foi o mestre de cerimônias da noite
3 A cacique Shirley Krenak 1 e o desembarga­dor Elton Leme 2 foram homenagead­os em evento da Fundação SOS Mata Atlântica, em São Paulo, na semana passada. O ator Klebber Toledo 3 foi o mestre de cerimônias da noite
 ?? Fotos Marlene Bergamo/Folhapress ?? 2
Fotos Marlene Bergamo/Folhapress 2
 ?? ?? 1
1

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil