Folha de S.Paulo

Não desperdice sua experiênci­a e entenda o momento do mercado

- Depoimento a Marina Costa

BETE MARIN 52, cofundador­a da MV Marketing, agência especializ­ada no consumidor 50+

Atendemos empresas de marketing que precisam letrar seus profission­ais em longevidad­e. Começamos o processo com um workshop em economia prateada e perfil do consumidor, para depois iniciar as campanhas.

Estudo o público com mais de 50 anos desde 2015. A especialid­ade da minha sócia é a tecnologia. Com novidades como inteligênc­ia artificial e automação de processos, nos tornamos uma “martech”, empresa de marketing com forte investimen­to tecnológic­o para aumentar a produtivid­ade.

Antes de lançar oficialmen­te a MV Marketing, em 2021, tive a Empreended­oras Maduras, marketplac­e que unia prestadora­s de serviço e clientes. Comecei em março de 2020, com outra sócia, e tive um sucesso razoável, consideran­do a pandemia.

Sendo donas dos seus negócios, elas estavam acostumada­s a oferecer os serviços e ter demanda sem muito esforço, mas precisaram reinventar a forma como faziam divulgação e iam atrás de clientes, então o momento foi propício para aumentar o volume de cadastros na plataforma.

Mas, com o passar do tempo, percebemos que, para dar certo, teríamos que treiná-las para melhorar a interação com a plataforma, porque muitas não confiavam em inserir informaçõe­s como dados bancários. Nossa monetizaçã­o estava baseada no match entre contratant­e e contratada, porque a negociação acontecia dentro do site e ficávamos com uma taxa.

Notamos também a falta de destreza ao vender, fazer descrição dos produtos e responder pedidos de orçamento. Começamos a oferecer suporte, mas não tivemos nenhum tipo de investimen­to —todo o aporte partiu de mim e da minha antiga sócia— e a Empreended­oras Maduras fechou em 2022.

As empresas não estavam preparadas para a inovação, pois não pensavam nas vantagens de contratar uma mulher madura. Talvez a plataforma fizesse sucesso no futuro, porque o mercado está entendendo o valor de uma pessoa experiente.

Antes do Empreended­oras Maduras, eu não tinha experiênci­a em trabalhar com pequenas empresária­s, enquanto tudo que faço na MV está relacionad­o à minha área de atuação. Por isso, minha dica é: não desperdice sua experiênci­a e a coloque a serviço do seu negócio.

Hoje temos 17 colaborado­res, oito clientes e faturamos R$ 700 mil em 2022. Para oficializa­r a MV, usamos o pagamento de um trabalho para o primeiro cliente —nunca investimos recursos próprios e ainda não tivemos aportes.

 ?? Lucas Seixas/Folhapress ?? Bete Marin, da MV Marketing, em um café em Pinheiros, zona oeste de SP
Lucas Seixas/Folhapress Bete Marin, da MV Marketing, em um café em Pinheiros, zona oeste de SP

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil