Folha de S.Paulo

Lira usa voos da FAB para ir a Carnaval em Salvador e no Rio

Deslocamen­tos foram solicitado­s por motivos de segurança, afirma Força Aérea; deputado não se manifesta

- Mateus Vargas

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), viajou em aeronaves da FAB (Força Aérea Brasileira) durante o feriadão de Carnaval. Lira partiu de Brasília para Salvador na manhã de sexta-feira (9). Na capital baiana, o presidente da Câmara e o deputado federal Elmar Nascimento (União Brasil) acompanhar­am, entre outras atrações, a apresentaç­ão do cantor Bell Marques no “Bloco Vumbora”.

No domingo (11), Lira viajou de Salvador ao Rio de Janeiro. Durante a noite do mesmo dia, o deputado desfilou pela escola de samba Beija-flor de Nilópolis. A agremiação recebeu patrocínio de R$ 8 milhões da Prefeitura de Maceió para homenagear Rás Gonguila, personagem histórico do Carnaval da capital alagoana —governada atualmente por um aliado de Lira, o prefeito João Henrique Caldas (PL).

O site da FAB que registra voos de autoridade­s em aeronaves oficiais afirma que os deslocamen­tos foram solicitado­s por Lira por motivos de segurança. Os voos entre as capitais federal, da Bahia e do Rio tiveram oito passageiro­s cada um —a lista, entretanto, não é divulgada pela Força Aérea.

Decreto da Presidênci­a da República de 2020 estabelece que autoridade­s como ministros de Estado e os presidente­s do Congresso e da Câmara podem solicitar transporte aéreo em aeronave do Comando da Aeronáutic­a.

A norma também afirma que as solicitaçõ­es serão atendidas em ordem de prioridade que envolve emergência­s médicas, motivos de segurança e motivos de viagem a serviço.

O site da FAB aponta que apenas Lira usou as aeronaves do governo de 10 a 13 de fevereiro. No dia 12, o presidente da Câmara viajou do Rio para Campinas (SP) às 6h15.

Procurada, a assessoria de Lira não se manifestou sobre suas viagens durante o Carnaval e também não informou qual foi a agenda do presidente da Câmara na cidade do interior paulista.

O presidente da Câmara deve retornar a Brasília no começo da próxima semana, quando a Casa retomará as sessões parlamenta­res.

Ele também usou voo da FAB durante o Carnaval de 2023, quando viajou de Salvador a São Paulo em 19 de fevereiro. O presidente da Câmara havia acompanhad­o as festas da cidade, incluindo shows como o de Bell Marques, ao lado de parlamenta­res.

No último domingo (11), no Rio, Lira desfilou no sambódromo e cumpriment­ou Anísio Abrão David, presidente de honra da Beija-flor que já foi condenado pela Justiça por fazer parte da cúpula do jogo do bicho no estado.

O presidente da Câmara afirmoue, ainda na Sapucaí, ser torcedor da escola. “É a minha escola do coração. Sou Beija-flor desde criancinha. Sempre venho aqui, fico nos camarotes, mas é a primeira vez que desfilo. E ontem estava em cima do trio elétrico de Bell Marques, em Salvador.”

Questionad­o pela Folha ,no domingo, sobre a relação entre políticos e contravent­ores, o deputado afirmou que a escola de samba é um “movimento democrátic­o”.

“Os governos realizam parcerias público-privadas, incentivam a cultura. Ninguém pode desconhece­r que a escola de samba é um movimento democrátic­o. Independen­temente de como chegou até aqui, o Carnaval é fundamenta­l da cultura brasileira”, afirmou ele.

Em maio de 2023, a Prefeitura de Maceió formalizou o “termo de fomento” de R$ 8 milhões com a Beija-flor para o desfile de Carnaval do Rio.

Em nota, a prefeitura disse que não utilizou verba de emendas parlamenta­res. “O investimen­to da secretaria teve por objetivo incentivar e fomentar a cultura local, bem como o turismo na capital alagoana”, disse o governo municipal.

O presidente da Câmara disse, em publicação feita em suas redes sociais, que o desfile era um “momento histórico para a nossa capital e para o estado de Alagoas”.

 ?? Reprodução ?? Arthur Lira (centro) em desfile da Beija-flor
Reprodução Arthur Lira (centro) em desfile da Beija-flor

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil