Folha de S.Paulo

Moraes dá 5 dias para Zema explicar fala sobre vacinas

Governador de MG disse que não vai cobrar cartão de imunização em escolas

- Leonardo Augusto

Alexandre de Moraes, ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), deu prazo de cinco dias para que o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), se explique sobre vídeo em que aparece ao lado de parlamenta­res bolsonaris­tas afirmando que não vai cobrar cartão de vacinação para matrícula de crianças na rede estadual de ensino.

A prática é comum e tem como objetivo garantir a imunização da população infantil contra doenças como poliomieli­te, sarampo, catapora e, agora, Covid-19. A obrigatori­edade da aplicação de vacinas está prevista no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescent­e).

No vídeo, publicado nas redes sociais, Zema aparece ao lado do senador Cleitinho (Republican­os-mg) e do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), ambos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, dizendo que, no estado, todo aluno, vacinado ou não, terá acesso à escola.

A decisão foi tomada pelo ministro Moraes dentro da reclamação 65.586 apresentad­a à corte por quatro parlamenta­res do PSOL mineiro: a deputada federal Célia Xacriabá, a deputada estadual Bella Gonçalves, e as vereadoras por Belo Horizonte Iza Lourenço e Cida Falabella.

A argumentaç­ão das parlamenta­res é que o anúncio do governador fere a ADPF (Arguição de Descumprim­ento de Preceito Fundamenta­l) 754, relatadape­loex-ministrodo­stf Ricardo Lewandowsk­i que trata da vacinação no país.

A decisão de Moraes é de quinta-feira (15). O prazo dado pela corte, porém, passa a valer a partir da notificaçã­o do governador. A reportagem entrou em contato com o Palácio Tiradentes, mas não teve resposta.

O vídeo foi publicado em 4 de fevereiro. “Aqui em Minas, todo aluno, independen­te de ter ou não vacinado, terá acesso às escolas”.

Quatro dias depois, ao participar de anúncio de investimen­tos do governo federal em Minas, ao lado do presidente

Lula (PT), Zema foi vaiado e ouviu gritos de “vacina, sim” de integrante­s de movimentos sociais na cerimônia, em Belo Horizonte.

O governo de Minas, afirmou, em nota, que “nunca foi obrigatóri­a a apresentaç­ão do cartão de vacinação, na rede estadual de ensino, para que estudantes possam se matricular [...]. Atualmente, a apresentaç­ão do cartão de vacinação para os estudantes com até dez anos é solicitada como forma de sensibiliz­ação aos pais/responsáve­is sobre a importânci­a dos cuidados com a saúde da criança”.

“A imunização de crianças, adolescent­es e adultos, em Minas Gerais”, continua o comunicado da gestão Zema, “é recomendad­a em consonânci­a com calendário nacional de vacinação, sendo que diferentes imunizante­s estão disponívei­s gratuitame­nte”.

“Aqui em Minas, todo aluno, independen­te de ter ou não vacinado, terá acesso às escolas

Romeu Zema (Novo) governado r de MG, em vídeo publicado em redes sociais

 ?? Zanone Fraissat - 31.jul.23/folhapress ?? Romeu Zema (Novo), governador de Minas Gerais, em evento no Insper, em São Paulo
Zanone Fraissat - 31.jul.23/folhapress Romeu Zema (Novo), governador de Minas Gerais, em evento no Insper, em São Paulo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil