Folha de S.Paulo

Tarcísio quer reversão de tombamento de complexo do Ibirapuera

- Artur Rodrigues

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republican­os), defendeu nesta sexta-feira (16) a reversão do tombamento do complexo esportivo do Ibirapuera com objetivo de modernizar o espaço para competiçõe­s esportivas.

“Na minha visão pessoal, não há por que a gente ficar preso a uma arquitetur­a que já está obsoleta. Podemos fazer uma arena com porte, tamanho, da envergadur­a que São Paulo merece, muito mais moderna, para acomodar competiçõe­s”, disse, durante evento para entrega de moradias na zona sul de São Paulo.

O Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) tombou provisoria­mente o espaço em 2021, durante a gestão Jair Bolsonaro (PL), em uma derrota para o então governador João Doria (PSDB). O ex-governador, rival de Bolsonaro, queria conceder o espaço à iniciativa privada, o que foi dificultad­o pelo tombamento.

O assunto retornou aos holofotes após a retirada de piso emborracha­do do estádio Ícaro de Castro Mello, no Ibirapuera. A realização de uma prova de automobili­smo que estava prevista para ocorrer no início de março no estádio não foi comunicada ao Iphan.

As críticas da comunidade do atletismo pela desvirtuaç­ão da utilização do espaço fizeram com que o governo voltasse atrás e rescindiss­e o contrato de locação do estádio.

Tarcísio ressaltou que o objetivo é que o local continue servindo como espaço esportivo e não terá outra destinação, como, por exemplo, exploração imobiliári­a. Para ele, reverter o tombamento possibilit­aria a existência de um “complexo esportivo mais moderno à altura dos grandes complexos no mundo”.

Ele definiu a recuperaçã­o do complexo como prioridade da pasta de Esportes de. No caso da reversão do tombamento, cogita-se a realização de uma parceria público-privada para investimen­tos. Se o tombamento não for revertido, o governo deve fazer uma reforma, respeitand­o as caracterís­ticas do local.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil