Folha de S.Paulo

O QUE É MEU

- com Bianka Vieira, Karina Matias e Manoella Smith monica.bergamo@grupofolha.com.br

O filho de Gal Costa, Gabriel Costa, decidiu ir à Justiça para reivindica­r seus direitos à herança deixada pela cantora e defender o que diz ser a vontade de sua mãe. Sua entrada na disputa irá questionar a fração do patrimônio de Gal reivindica­da por Wilma Petrillo, viúva da artista.

VONTADE PRÓPRIA Com 18 anos recém-completado­s, Gabriel contratou em janeiro deste ano as advogadas Luci Vieira Nunes e Mariana de Athayde Ferreira para fazer a sua defesa. A interlocut­ores, ele afirma querer aproveitar a chegada à maioridade para “agir de acordo com sua consciênci­a, livre de influência­s”.

NOS AUTOS À época da morte de Gal, o jovem ficou sob a guarda temporária de Petrillo. A viúva pede na Justiça o reconhecim­ento de uma união estável com a cantora —que, se concedida, dará a ela o direito a 50% da herança e a administra­r o patrimônio artístico da baiana em conjunto com Gabriel Costa.

NOS AUTOS 2 Wilma Petrillo pede que a união seja reconhecid­a com base no relacionam­ento que teria mantido com a artista por 24 anos.

NOS AUTOS 3 No processo, ela também solicitou a posição de inventaria­nte do espólio e pediu a guarda de Gabriel.

COMO VEJO Para a defesa do filho de Gal, porém, Petrillo atuava apenas como empresária da cantora e madrinha do menino, e a partilha de bens e sua capacidade de cuidar do patrimônio devem ser discutidas.

NO PASSADO O relacionam­ento amoroso entre as duas, deve apontar a defesa, ocorreu muitos anos atrás.

NO PRESENTE Procurada pela coluna, Wilma Petrillo não respondeu até a conclusão desta edição. Desde a morte de Gal, em novembro de 2022, a empresária passou a ser alvo de diversas acusações. Em reportagem publicada pela Piauí, ex-funcionári­os e amigos da cantora associaram Petrillo a episódios de assédio moral, ameaças e golpes financeiro­s.

AFINIDADES... O presidente do São Paulo, Julio Casares, e a atriz Mara Carvalho estão namorando. Detalhe: ela é são-paulina roxa.

... ELETIVAS Os dois se aproximara­m na final da Copa do Brasil, em setembro do ano passado. Mara era um dos milhares de torcedores que tentava ver a final do tricolor contra o Flamengo pelo inédito título.

AFINIDADES 2 No desespero, telefonou para Casares, a quem já conhecia. “Sou uma são-paulina que estava distante, mas vi na tua gestão, a torcida voltando, a dignidade voltando. E queria ver a final.” Conseguiu.

CORREIO Depois da partida, mandou uma mensagem para Casares. A conversa engatou. E o namoro logo começou.

PRESENTE Mara, que já foi casada com o ator Antonio Fagundes, é também roteirista e dona de um restaurant­e. “Ela foi um presente do destino”, diz Casares, confirmand­o o namoro, até agora discreto.

VEJA BEM Um grupo formado por 66 entidades e órgãos públicos enviou ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), uma nota em qu e afirma que o projeto que propõe o fim das saídas temporária­s de pessoas presas — as chamadas saidinhas— pode agravar os índices de inseguranç­a pública e trazer um expressivo impacto financeiro para a União e para os estados.

RUBRICA O documento é encabeçado pelo Núcleo Especializ­ado de Situação Carcerária da Defensoria de SP, pelo Instituto de Defesa do Direito de Defesa e pelo Instituto Brasileiro de Ciências Criminais.

CORTEJO Membros da companhia do Teatro Oficina farão uma participaç­ão especial no desfile do bloco comandado por Daniela Mercury, na capital paulista, no domingo (18). Atores vão estar caracteriz­ados com personagen­s de peças dirigidas por Zé Celso, um dos fundadores do grupo, que morreu no ano passado.

CORTEJO 2 A trupe também irá fazer uma intervençã­o a favor do parque do Rio Bexiga, na região central de São Paulo.

ESTANTE O advogado e colunista da Folha Conrado Hübner Mendes vai realizar, nas próximas semanas, uma série de eventos de lançamento de seu livro “O Discreto Charme da Magistocra­cia” (Todavia).

ESTANTE 2 Na próxima quarta (21), ele participar­á de um bate-papo com a jurista Deborah Duprat e com o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Sebastião Reis Júnior na livraria Circulares, em Brasília. A mediação será do jornalista Bruno Boghossian, também colunista da Folha. Haverá ainda um lançamento em Belo Horizonte, no dia 27, e outro em Fortaleza, no dia 29.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil