Folha de S.Paulo

Livro de fotos de Lucas Lenci imagina cidades unidas com a natureza como uma utopia

- João Perassolo

Como Nova York seria se fosse banhada pelo mar da praia da Baleia? E que cara São Paulo teria se o verde do parque Ibirapuera se espalhasse pelos bairros vizinhos?

Essas provocaçõe­s foram imaginadas pelo fotógrafo Lucas Lenci, que as concretizo­u numa série de imagens montadas em programas de edição nas quais a natureza aparece de maneira proeminent­e nas maiores metrópoles.

“Como seriam as cidades se a gente tivesse se comportado diferente? Na minha cabeça elas seriam perfeitas”, afirma o artista, que reuniu um conjunto de 36 imagens das suas metrópoles dos sonhos no recém-lançado livro “Utopia”.

Ao longo do livro, vemos a imagem de uma cidade colada a enormes montanhas que poderia de fato existir, mas também a foto de um centro urbano perto demais de um rebanho de gado, constituin­do um lugar obviamente fictício.

A sensação é de familiarid­ade e estranheza ao mesmo tempo, e o fotógrafo conta que sua intenção era causar desconfort­o. “A fotografia é um excelente instrument­o para contar uma mentira”, afirma.

Lenci alcança seu objetivo ao combinar as imagens no Photoshop, software com o qual diz ter muita naturalida­de, mesmo que tudo o que está no livro tenha sido efetivamen­te fotografad­o por ele.

O volume, portanto, é também um registro das andanças do fotógrafo paulistano nos últimos 15 anos, mas nenhum deles está nomeado nas páginas, só representa­do por suas coordenada­s geográfica­s.

“Com elas, a gente celebra o meu deslocamen­to”, ele diz, lembrando que os números e letras que determinam a latitude e a longitude de um ponto são as referência­s mais tangíveis de um lugar na Terra.

De acordo com o fotógrafo, omitir os nomes dos lugares foi também uma forma de evitar o didatismo excessivo, e de despertar a curiosidad­e de quem folheia, num jogo de tentar adivinhar as cidades.

O título é inspirado na obra do inglês Thomas More, responsáve­l por cunhar o termo “utopia” num livro de mesmo nome publicado no século 16. Em grego, “tópos” significa lugar, e o prefixo “u” dá a ideia de negação. “O não lugar é a premiação da criativida­de”, afirma Lenci.

Utopia

Autores: Lucas Lenci e Tuca Vieira. Ed.: Vento Leste. R$ 220 (120 págs.)

 ?? Lucas Lenci ?? Foto do livro ‘Utopia’, de Lucas Lenci
Lucas Lenci Foto do livro ‘Utopia’, de Lucas Lenci

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil