Folha de S.Paulo

Tarcísio estuda linha até Santos e quer mais certames para ferrovias

- Cida Bento Excepciona­lmente hoje a coluna não é publicada

O Governo de São Paulo tem planos para três empreendim­entos ferroviári­os entre a capital paulista e outras cidades.

Após o leilão do projeto de São Paulo a Campinas, que ocorrerá nesta quinta (29), a gestão do governador Tarcísio de Freitas (Republican­os) vai estudar a viabilidad­e de criar trens intercidad­es para Santos, Sorocaba e São José dos Campos.

Rafael Benini, secretário de Parcerias em Investimen­tos de São Paulo, diz que parte disso se deve à “paixão” de Tarcísio por ferrovias, o que o faz estar empenhado nos projetos de TICs (Trem Intercidad­es).

“Outro dia ele me disse: ‘Benini, aqui não dá para fazer o traçado do TIC Santos?’. Ele veio com um mapa desenhado com o traçado para a gente ver a topografia e entender se funciona. É um cara que pessoalmen­te está envolvido”, afirma.

Um trem de São Paulo a Santos é de alta complexida­de pela dificuldad­e que é ultrapassa­r a Serra do Mar.

Segundo o secretário, Tarcísio encontrou um caminho para o projeto que passaria por Mongaguá.

“Ali a inclinação da Serra do Mar é mais propícia. Então a gente desceria por Mongaguá e iria para Santos via a antiga ferrovia da Santos-Cajati”, diz.

Uma das questões que se impõem, contudo, é como ligar as ferrovias a São Paulo. Benini diz que é possível sair por Parelheiro­s, pela linha 9-esmeralda. O problema é que não há espaço. “Ainda é um sonho”, diz.

Se o trem para Santos é incerto, outros dois ganham corpo. Recentemen­te, o Governo de SP contratou estudo no IFC (Internatio­nal Finance Corporatio­n), braço do Banco Mundial, para viabilizar TIC São Paulo-Sorocaba. Segundo Benini, existem “200 traçados” prontos para o projeto, e a ideia agora é entender qual o melhor em termos de custo-benefício. “No começo de 2025, a gente estará pronto para soltar a audiência pública”, diz.

Outra questão sobre o projeto de Sorocaba é a decisão de por onde o trem vai chegar a São Paulo. O secretário diz que há espaço para entrar pela linha 8-diamante para chegar até a estação Presidente Altino, mas o objetivo é fazer com que o trem chegue até o metrô.

“Eu consigo chegar à [estação] Água Branca? Consigo, mas é caro. Consigo chegar à Barra Funda? Não, porque não tenho mais plataforma para mais um trem. Consigo chegar a Pinheiros? Consigo. É mais barato? É, mas vou ter de chegar pela outra margem do rio, não pela linha 9.”

Por ora, o valor de investimen­to previsto para o TIC Sorocaba é de R$ 9,5 bilhões. O objetivo é publicar o edital no meio de 2025, para que o leilão ocorra ainda em 2025.

Benini diz que o governo discute a contrataçã­o do BID (Banco Interameri­cano de Desenvolvi­mento) para os estudos de um trem ligando São Paulo a São José dos Campos. “O governador está pressionan­do para que a gente tente fazer esse leilão em 2026, mas acho que é leilão para 2027. A CPTM está começando a estudar traçado”, diz. “São José dos Campos é mais difícil que o de Sorocaba.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil