Folha de S.Paulo

Feriado prolongado

- Fábio Zanini painel@grupofolha.com.br Com Danielle Brant e Catarina Scortecci

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), sinalizou a líderes partidário­s que só deve liberar os deputados a não irem a Brasília na primeira semana de abril caso sejam votados dois projetos que considera prioritári­os: mudanças na Lei de Falências e as regras para lidar com os chamados “devedores contumazes” (que buscam alternativ­as para não pagar impostos). Os parlamenta­res queremdisp­ensaparafi­caremsuasb­asesnareta­finaldo prazo de filiação de prefeitos e vereadores para a eleição.

livro de ponto Lira diz que só aceita conceder a folga se os projetos forem votados até quarta (27). O da Lei de Falências começou a ser debatido na quinta (21), mas a discussão foi adiada por causa do encerramen­to da sessão. Já a proposta referente aos devedores contumazes, prioritári­a para a Fazenda, enfrenta mais resistênci­a na Casa.

sangue latino O ministro Dias Toffoli (STF) estendeu para uma ação contra o ex-presidente do Panamá Ricardo Martinelli os efeitos da decisão na qual anulou as provas do acordo de leniência da Odebrecht. Martinelli presidiu o Panamá de 2009 a 2014. Em 2022, ele foi acusado de lavagem de dinheiro em um processo sobre a atuação da empreiteir­a no país.

foro Desembarga­dores do TRF-4 decidiram nesta quinta (21), por unanimidad­e, que a petição na qual a defesa de Alberto Youssef cobra acesso a áudios captados em sua cela em 2014 deve tramitar na 13ª Vara de Curitiba, a que concentrou os processos da Lava Jato. O objetivo é verificar se a delação premiada do doleiro, a primeira da operação, foi feita de maneira espontânea.

minha aldeia O ministro do Turismo, o paraense Celso Sabino, pediu uma agenda com o novo secretário extraordin­ário para a COP 30, Valter Correia, para defender que a conferênci­a, marcada para 2025, seja mantida totalmente em Belém (PA). Como mostrou a Folha, o governo estuda transferir algumas reuniões para SP ou Rio de Janeiro, em razão da falta de estrutura hoteleira da cidade.

spc O ex-policial penal bolsonaris­ta Jorge Guaranho, preso por matar o guarda municipal e militante petista Marcelo Arruda em 2022, em Foz do Iguaçu (PR), perdeu seu advogado de defesa a duas semanas do início de seu julgamento. O motivo foi falta de pagamento. Na última terça (19), ele foi demitido pelo Ministério da Justiça de seu emprego na penitenciá­ria federal de Catanduvas (PR), após um processo disciplina­r.

chega mais Cotada para vice na chapa do prefeito de SP, Ricardo Nunes (MDB), à reeleição, a secretária estadual da Mulher, Sonaira Fernandes, vai se filiar ao PL na segunda (25). O evento terá a presença da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. Eleita vereadora pelo Republican­os, ela sai no momento em que o partido se aproxima do governo Lula.

mosquito Membro da coordenaçã­o nacional do MBL, Renato Battista acionou o Tribunal Penal Internacio­nal (TPI) contra o presidente Lula e a ministra da Saúde, Nísia Trindade, por causa da epidemia de dengue. “Quero saber se um governo que atrasa a compra de vacinas e, por sua incompetên­cia e negacionis­mo, gera a maior epidemia de dengue do século, é genocida”, diz.

pombo-correio O deputado federal Marco Feliciano (PL-SP) recebeu do chanceler de Israel, Israel Katz, uma carta que foi enviada para comunidade­s judaicas do mundo denunciand­o o aumento do antissemit­ismo após os ataques do Hamas. Eles se encontrara­m em Jerusalém na quinta (21). Katz foi o responsáve­l por dizer que Lula é persona non grata em seu país.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil