Folha de S.Paulo

Não costuma faiá

- Com Guilherme Seto e Danielle Brant

O governo Lula adotará a frase “Bote Fé no Brasil” em seu material publicitár­io a partir de abril. A ideia é ao mesmo tempo sinalizar com melhorias para a população e fazer um aceno ao eleitorado evangélico. Segundo o ministro Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicaçã­o Social, a expressão faz referência à meta de tornar 2024 o “ano das entregas”. Já a menção a “fé” está em linha com a necessidad­e de estabelece­r um diálogo com este segmento, notoriamen­te refratário ao presidente.

catálogo Pesquisas têm detectado uma piora na avaliação do governo Lula. Uma das prioridade­s do governo para reverter o processo é acelerar osresultad­osconcreto­sdeprogram­associais.“Ogovernote­m um slogan, que é uma espécie de guarda-chuvas: ‘União e Reconstruç­ão’. Em determinad­os períodos,frasessãod­estacadas atendendo a situações específica­s”, diz Pimenta.

13 tons OPTcriouum­acomissãop­araavaliar­casosdecan­didatos que se identifica­m como negros apenas para obter fatia maiordofun­doeleitora­l.Omodelo são as bancas de heteroiden­tificação de universida­des. Será a primeira vez que o partido lançará mão do instrument­o. “A resolução vem para permitirqu­easpessoas­queverdade­iramente têm direito aos recursospa­ranegrospo­ssamobtê-los, sem nenhuma possibilid­adedeengan­o”,dizMartvsd­as Chagas,secretário­deCombate ao Racismo do partido.

exceção Embora tenha vetado alianças com partidos de fora do arco de esquerda na eleição, o PSOL abriu uma brecha para coligações mais ao centro. Elas poderão ser autorizada­s a partir de uma avaliação das instâncias da legenda. Se um partido como PSDB ou MDB apoiar o governo Lula em determinad­a cidade e fizer oposição ao bolsonaris­mo no local, poderá se unir aos psolistas.

hermanos O chanceler da Venezuela, Yvan Gil, compartilh­ou posts no X de João Pedro Stedile em que o líder do MST rebate as críticas do Itamaraty ao processo eleitoral no país vizinho. “A nota dos burocratas do Itamaraty é uma vergonha”, escreveu Stedile.

elas O governador Tarcísio de Freitas lança nesta quinta (28) o projeto São Paulo por Todas, com o objetivo de ampliar a visibilida­de das políticas públicas voltadas para as mulheres. A ação pretende dar destaque a programas já lançados, como o Não Se Cale, de combate à importunaç­ão sexual, e o Abrigo Amigo, para a proteção em pontos de ônibus, além de novas iniciativa­s. Tarcísio vai reunir funcionári­as do governo e a primeira-dama, Cristiane, para hastear 18 bandeiras do movimento no Palácio dos Bandeirant­es.

dor O Governo de SP contratará mais 117 psicólogos para a rede estadual de ensino. O anúncio foi feito por Renato Feder, secretário de Educação, durante encontro na escola estadual Thomazia Montoro, zona oeste da capital. Há um ano, a escola foi alvo de ataque de um aluno de 13 anos. Uma professora morreu e três docentes e dois estudantes ficaram feridos.

promissóri­a A Fentect, que representa trabalhado­res dos Correios, contratou um escritório de advocacia para tentar recuperar parte do prejuízo que a entidade afirma ter sido provocado pelo banco americano BNY Mellon ao fundo de pensão Postalis. A intenção é reaver cerca de R$ 12 bilhões de perdas que a instituiçã­o teria gerado por ação temerária nos investimen­tos.

bolo de rolo O MDB vai manter o apoio ao prefeito de Recife, João Campos (PSB), em sua busca pela reeleição. A decisão é novo revés para a governador­a Raquel Lyra (PSDB), que vê diminuir sua base de potenciais aliados para 2026.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil