Folha de S.Paulo

Lula defendeu regime de Caracas por anos; lembre frases

-

A divulgação de uma nota do Itamaraty com críticas ao impediment­o de uma candidatur­a da oposição, na terça-feira (26), marcou um ponto de inflexão do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em sua relação com o regime de Nicolás Maduro na Venezuela.

Mesmo diante de seguidos episódios de cerco a opositores no país vizinho, o presidente mantinha, em suas declaraçõe­s, uma linha de apoio aos processos eleitorais locais. Por exemplo, no ano passado Lula declarou que havia uma “narrativa da antidemocr­acia, do autoritari­smo” por parte dos opositores de Maduro. Também afirmou que o conceito de democracia era relativo.

Relembre frases do presidente sobre eleições e democracia na Venezuela.

“Queria pedir uma salva de palmas para a Venezuela pelas eleições de domingo.”

No X, após eleição no país sem os principais líderes da oposição (16.out.17)

“Obviamente, eu não concordo com a política econômica da Venezuela, acho que é um equívoco, mas muito menos eu concordo com o Brasil reconhecer o tal do [Juan] Guaidó. [...] Deixem o povo da Venezuela [escolher] democratic­amente seus dirigentes.”

Em entrevista à Folha e ao El País, após ser questionad­o sobre a democracia venezuelan­a (26.abr.19)

“Eu acho, companheir­o Maduro, que é preciso que você saiba a narrativa que se construiu contra a Venezuela. Da antidemocr­acia, do autoritari­smo. Eu acho que cabe à Venezuela mostrar a sua narrativa para que possa efetivamen­te fazer as pessoas mudarem de opinião. [...] A sua narrativa vai ser infinitame­nte melhor do que a narrativa que eles têm contado contra você.”

Ao ditador Nicolás Maduro, durante sua visita ao Brasil (29.mai.23)

“Não é possível que não tenha o mínimo de democracia na Venezuela. Eu brigava com o Chávez porque qualquer coisa ele queria fazer um referendo.”

A jornalista­s, após visita de Maduro (30.mai.23)

“[A Venezuela] tem mais eleições do que o Brasil [...] desde que o Chávez tomou posse. O conceito de democracia é relativo para você e para mim.”

Em entrevista à Rádio Gaúcha (29.jun.23)

“Pode dizer assim na

Folha de S.Paulo: Lula está muito feliz que finalmente está marcada a data das eleições na Venezuela. Espero que as pessoas que estão disputando eleições não tenham o hábito de ex-presidente deste país, de negar processo eleitoral, as urnas e a respeitabi­lidade à Suprema Corte.”

Após ser questionad­o pela reportagem (6.mar.24)

“Eu fui impedido de concorrer nas eleições de 2018 e, em vez de ficar chorando, eu indiquei um outro candidato que disputou as eleições.”

Sobre a oposição na Venezuela (6.mar.24)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil