Folha de S.Paulo

Vacinação contra a dengue será ampliada para mais 154 cidades

Espírito Santo, Minas Gerais, Acre e Amapá registram desacelera­ção da doença, afirma Ministério da Saúde

- BRasÍlIa

O Ministério da Saúde anunciou a expansão da cobertura da vacinação contra a dengue para mais 154 municípios. Estas cidades fazem parte da lista das 521 selecionad­as para receber as vacinas no país e ainda não tinham recebido doses.

Segundo o diretor do Departamen­to do Programa Nacional de Imunização, Eder Gatti,

essa ampliação será viabilizad­a devido à chegada de mais 930 mil doses, além de um remanejame­nto de doses já disponívei­s.

Esse remanejame­nto será necessário para que as doses que ainda não foram aplicadas do lote de 668 mil doses, com validade até abril, possam ser realocadas antes de vencerem. No entanto, a pasta ainda não tem uma estimativa precisa do quantitati­vo a ser redistribu­ído.

As doses provenient­es do

Distrito Federal e de Mato Grosso serão destinadas ao Amapá, enquanto as doses dos demais estados serão distribuíd­as para outros municípios dentro dos próprios estados que estão listados para receber as vacinas.

“Foram doses [668 mil] doadas pelo laboratóri­o produtor que fizeram com que a gente fizesse o início precoce da vacinação”, disse.

Segundo o Ministério da Saúde, das 1.235.119 doses distribuíd­as, menos da metade foram aplicadas, totalizand­o 534.631 doses.

A secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, afirmou que há estados com redução dos casos da doença, mencionand­o o Espírito Santo, Minas Gerais, Acre e Amapá como exemplos.

Nessas regiões, ela disse que está sendo observada, desde o início do aumento dos casos até o pico da doença, uma média de oito semanas.

“Estamos em momentos diferentes, os estados estão em decréscimo, alguns estão no início. Do início do aumento dos casos até o pico tem demorado oito semanas, então quando os estados começam a ter um aumento de casos, eles têm demorado oito semanas, alguns menos, seis semanas, alguns sete, mas em média oito semanas é o que estamos observando em estados com desacelera­ção ou decréscimo”, disse.

Segundo o Ministério da Saúde, foram publicados 11 decretos estaduais de emergência, além de 407 decretos municipais de emergência.

No total, foram distribuíd­os R$ 95 milhões para auxiliar essas regiões.

O Brasil vive uma epidemia de dengue sem precedente­s. Segundo dados do Painel de Monitorame­nto das Arbovirose­s, do Ministério da Saúde, o país ultrapasso­u a marca de 2,3 milhões de casos prováveis de dengue neste ano.

Pelo menos nove estados (São Paulo, Acre, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina) e o Distrito Federal decretaram situação de emergência devido à doença desde janeiro deste ano. Até esta quarta-feira (27), foram contabiliz­ados 830 mortes por dengue no país, sendo que mais 1.269 óbitos estão em investigaç­ão.

O estado de São Paulo tem 345.248 casos confirmado­s de dengue —3.968 por dia, até esta quarta-feira. No período, 146 pessoas morreram. Há 315 óbitos em investigaç­ão. Em 24 horas, seis mortes foram registrada­s. Os dados são do painel de monitorame­nto da dengue, da Secretaria Estadual da Saúde.

Raquel Lopes

 ?? Pedro Ladeira - 9.fev.24/Folhapress ?? Profission­al de saúde aplica vacina contra dengue em criança na UBS 2 da Asa Norte, em Brasília
Pedro Ladeira - 9.fev.24/Folhapress Profission­al de saúde aplica vacina contra dengue em criança na UBS 2 da Asa Norte, em Brasília

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil