Folha de S.Paulo

PARA VOCÊ, QUAIS RESPONSABI­LIDADES OS DONOS DE CACHORROS DEVEM TER NAS RUAS?

-

Andar com seus cães na guia, independen­temente da raça. De preferênci­a mantendo distância de pessoas e de outros animais.

Marcilio Pinho Braz (Santos, SP)

*

Usar focinheira, evitar lugares de maiores aglomeraçõ­es, pois o animal fica mais nervoso. Expressame­nte proibido frequentar praias.

Dario Cesar Capucci (Uberaba, MG)

*

Pela parte do governo, proibir a reprodução de cães extremamen­te agressivos com pitbulls e outros.

Marco Antonio Saulle (Tupã, SP)

*

Guia, sempre! Guias curtas para raças agressivas. Recolhimen­to de fezes e diluição de urina no caso de superfície­s pavimentad­as.

Luciano Cardinali (São Paulo, SP)

*

Em dias de calor, os donos têm a obrigação de cuidar dos cães para que não queimem as patas, optando por espaços sombreados e oferecer água durante a caminhada.

Afra Maria Miceli (Curitiba, PR)

*

Todas as vacinas dos cachorros que passeiam em lugar público devem estar em dia! Nenhum cachorro deve andar solto, a não ser que seja num parque de cachorros!

Renata Argentino Milanez (Miami, FL)

*

Avisar as pessoas para não tocarem ou se aproximare­m se o cão for antissocia­l. Evitar que brincadeir­as ou comportame­ntos súbitos que possam assustar sejam realizadas. O cão age por instinto e, muitas vezes, ataca para se defender. Na dúvida, deve-se manter a distância de pessoas estranhas. Ana Lucia Pereira da Silva

(São Paulo, SP)

*

Manter na focinheira, com coleira e responder pelo comportame­nto deles. Renato Paoliello Palet (Brasília, DF)

Devem ter atenção a tudo que está acontecend­o a sua volta. Tutores devem conhecer seus cães, especialme­nte suas reações diante de outras pessoas e de outros animais. Devem ter liderança, domínio sobre eles na forma de postura e atitudes — sem uso de violência.

Erani de Camargo Stutz (Itu, SP)

*

Animais perigosos deveriam ser proibidos, pois, apesar de ser possível criá-los de maneira a ficarem dóceis, não há como garantir e isso põe em risco a vida do outro. Assim como armas são proibidas, especialme­nte em centros urbanos, cachorros agressivos também deveriam ser. Rogério dos Santos Fernandes

(São Paulo, SP)

*

Garantir a segurança de todos, humanos e animais, responder penalmente pelos atos do animal, como tentativa de homicídio.

André Bohlsen (São Paulo, SP)

*

Treinar o animal para não latir demasiadam­ente ou depois das 22h. José Ilton Chiaradia Fernandes Junior

(Bom Jesus do Norte, ES)

*

São seres especiais para nossa vida, nos tiram de situações adversas como depressão, nos fazem companhia e cabe a nós retribuir com os cuidados necessário­s. Animais não são responsáve­is pela irresponsa­bilidade de seus tutores. Marcia dos Santos Alarcon

(Botucatu, SP)

*

Os tutores devem ter capacidade física de controlar os impulsos de movimentaç­ão dos seus cães. Devem estar atentos não somente ao comportame­nto dos animais no ambiente doméstico, mas, também, às caracterís­ticas naturais de temperamen­to das raças que criam, especialme­nte a previsibil­idade de reações e a agressivid­ade. João Fernando Cravos

(Brasília, DF)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil