Folha de S.Paulo

A esquerda que apoia censura

- Lygia Maria

“Se você nunca pensou em dinamitar um porta-aviões, mandar pelos ares paióis de munição ou metralhar o palácio do governo, cuidado! Você pode vir a ser preso a qualquer instante”. Assim começa o artigo da revista Pif Paf, publicada por Millôr Fernandes em 1964, sobre a prisão do cartunista Claudius pelas forças de segurança da ditadura militar.

Mas, então, qual seria o motivo da detenção? Aí o texto escancara o aspecto surrealist­a dos regimes autoritári­os: “Nem você nem eles sabem por que você foi preso”.

Por isso uma das bases do Estado democrátic­o de Direito é a transparên­cia das decisões judiciais, que garante o direito ao contraditó­rio exigido pelo devido processo legal.

O cidadão precisa saber por que é investigad­o ou punido. A razão é evidente: evitar abusos de autoridade. É vital proteger o indivíduo do poder de polícia estatal.

Esse princípio, contudo, têm sido infringido por decisões do STF, muitas delas monocrátic­as, em casos envolvendo liberdade de expressão

—notadament­e aqueles sob comando do ministro Alexandre de Moraes.

Não se sabe quantas contas das redes sociais foram bloqueadas nem a justificat­iva para tal censura. Sim, censura: remover conteúdo criminoso já publicado é diferente de proibir alguém de publicar. E numa democracia digna do nome, ninguém pode ser proibido de escrever ou falar.

À falta de transparên­cia nas decisões soma-se a precarieda­de na caracteriz­ação dos crimes. Punir palavras que promovam “ataque à democracia”, por exemplo, é de uma vaguidão descomunal.

Não é preciso gostar de Elon Musk para perceber que há algo de muito errado na forma como STF, TSE e Moraes têm lidado com a liberdade de expressão nos últimos anos.

Também não é preciso ser bolsonaris­ta para criticar as cortes. A esquerda democrátic­a, como a da Pif Paf, sempre apontou abusos do Poder Judiciário e defendeu a liberdade de expressão, mas parece que agora resolveu vilipendia­r sua história por motivação partidária rasteira.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil