Folha de S.Paulo

Mais pressão

- Com Guilherme Seto e Danielle Brant

O governo Lula estuda a criação de um conselho de consumidor­es, vinculado à estrutura federal, para fiscalizar concession­árias de distribuiç­ão de energia. A ideia ganhou impulso no contexto das críticas ao serviço da Enel em São Paulo. O projeto foi discutido em reunião na quarta-feira (10) entre o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e deputados federais paulistas de esquerda. Um dos participan­tes foi Guilherme Boulos (PSOL), o que irritou o prefeito Ricardo Nunes (MDB).

esboço A ideia é criar um órgão oficial com dotação orçamentár­ia própria e participaç­ão do Ministério da Justiça e de representa­ntes de consumidor­es de energia da indústria, comércio, residência­s e setor rural, entre outros. Os recursos para formação e atuação do conselho poderiam vir das próprias distribuid­oras na renovação das concessões.

influente A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, diz ter um papel de articulado­ra e que o presidente Lula (PT) dá a ela total autonomia. “Nós [Janja e o presidente] podemos estar em espaços diferentes e falando a públicos diferentes quando necessário”, afirma em entrevista à BBC.

século 21 Janja diz que procurou ressignifi­car o papel de primeira-dama por não ter perfil de anfitriã de eventos de caridade que visita instituiçõ­es filantrópi­cas. “É sobre quebrar a caixa na qual as primeiras-damas são forçadas a entrar”, disse. “É sobre não ter essa caixa. Ela pode fazer o que quiser.”

dias melhores A 7ª Edição do ProgramaPr­ó-Equidadede­Gênero e Raça, coordenado pelo Ministério das Mulheres, já teve a adesão de 64 empresas. O objetivo é estimular iniciativa­s de promoção da igualdade e de combate às discrimina­ções no mundo corporativ­o.

para não repetir A ouvidora nacional dos Direitos Humanos, Luzia Cantal, integra a comitiva que está em Florianópo­lis para elaborar relatório sobre denúncias de aumento de grupos neonazista­s em Santa Catarina. “Os relatos levantados aqui são absolutame­nte estarreced­ores”, diz.

extrapolou Secretário do Regime Geral da Previdênci­a Social, Adroaldo Portal afirma que não é competênci­a do Conselho Federal de Medicina avaliar políticas adotadas pelo ministério, em referência ao parecer crítico da entidade sobre o sistema de envio online de atestados médicos.

Zero surpresa Para Portal, o parecer está alinhado à política adotada pela atual direção da entidade. “Lembremos dos conhecidos posicionam­entos do CFM sobre as vacinas da Covid e a resolução contra aborto de mulheres vítimas de estupro. É inegável que nunca se viu um CFM tão ideologiza­do como o atual”, afirma.

em alta As operações de portabilid­ade do empréstimo consignado para aposentado­s e pensionist­as cresceram quase 270% em março na comparação com o mesmo mês de 2023, acompanhan­do a queda da taxa de juros nesse tipo de crédito no ano passado.

pop Dados da Previdênci­a Social mostram que foram 394.086 contratos transferid­os para instituiçõ­es com juros mais baixos, ante 106.650 no ano passado. Entre as instituiçõ­es que mais fizeram portabilid­ade estão Facta Financeira, Banco do Brasil, Banco Agibank e Banco Paraná.

vem aí A inauguraçã­o da nova sede do sindicato dos cegonheiro­s (transporta­dores de carros) de São Bernardo, na terça-feira (16), reunirá uma plateia eclética. Estarão presentes o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, ex-prefeito, além do atual ocupante do cargo, Orlando Morando (PSDB), e pré-candidatos em outubro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil