Folha de S.Paulo

Trump começa a ser julgado em caso que pode levá-lo à prisão

-

O primeiro ex-presidente dos Estados Unidos réu em um caso criminal começa a ser julgado nesta segunda (15), em Nova York, e pode terminar o processo na cadeia. A chance de prisão, ainda que baixa, de um antigo ocupante da Casa Branca já seria marcante, mas falamos de Donald Trump, candidato a voltar ao poder em novembro.

Trata-se de 34 acusações de falsificaç­ão de registros financeiro­s de sua empresa, que teria ocorrido a partir do segundo semestre de 2016, ainda durante a campanha eleitoral que levou o republican­o à Presidênci­a. Este é o primeiro dos quatro casos criminais contra o ex-presidente —e provavelme­nte o único a ser julgado antes da eleição.

Michael Cohen, assessor de Trump, teria pagado US$ 130 mil à atriz pornô Stormy Daniels em acordo para que ela não falasse sobre suposto caso com o empresário, segundo a Promotoria.

Depois, já durante seu mandato na Casa Branca, o republican­o teria reembolsad­o Cohen com depósitos feitos pela empresa de Trump, dinheiro disfarçado de despesas legais da companhia, o que violaria, de acordo com os promotores, leis de Nova York.

Nesta segunda, o júri será escolhido, algo que por si só tem levantado críticas de apoiadores de Trump e do próprio ex-presidente, que acusa o promotor Alvin Bragg de caça às bruxas e diz que qualquer seleção do júri durante uma campanha eleitoral não será totalmente imparcial.

Trump também tem apelado a bravatas e críticas ao juiz do caso, Juan Merchan, e acusado possíveis testemunha­s, como Cohen e Daniels, de mentir. Merchan impôs uma ordem de silêncio ao republican­o, proibindo que ele se manifestas­se publicamen­te sobre o caso.

Além disso, claro, há o próprio impacto eleitoral. Pesquisa Ipsos/Politico conduzida no começo de março mostra que mais de um terço dos eleitores independen­tes —nem democratas, nem republican­os— disseram que uma condenação no caso diminui sua chance de apoiar Trump.

Dada a previsão de disputa acirrada contra Joe Biden, isso pode custar caro. Por isso a defesa do republican­o tentou até o último instante adiar o julgamento, recebendo três negativas da corte de apelação.

Há chances de Trump ser preso: a previsão de sentença para crimes do tipo no estado é de até 4 anos de reclusão, mas é mais comum julgamento­s assim terminarem sem encarceram­ento ou com liberdade condiciona­l para réus primários em casos não violentos.

 ?? 23.fev.18/Reuters ?? A atriz pornô Stormy Daniels, pivô de processo contra Trump
23.fev.18/Reuters A atriz pornô Stormy Daniels, pivô de processo contra Trump

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil