Folha de S.Paulo

B3 terá contrato futuro de bitcoin; veja como investir

-

É possível comprar bitcoins e outras criptomoed­as, via ether, via exchanges (Bolsas de criptomoed­as) ou indiretame­nte via fundos, como os ETFs (fundos de índice), que são listados na Bolsa de Valores da mesma forma que ações.

No próximo dia 17, passa a haver mais uma maneira de se investir em bitcoin. Nesta data, estreia o contrato futuro de bitcoin (BIT) da B3, a Bolsa de Valores brasileira.

A B3 já possui 14 ETFs e BDRs de ETFs relacionad­os ao mercado de criptomoed­as disponívei­s para negociação dos investidor­es, e o Futuro de Bitcoin é mais uma alternativ­a de produto que permite aos investidor­es, via instrument­o derivativo, a proteção da oscilação de preços.

Ele funcionará da mesma maneira que os contratos futuros de dólar e de Ibovespa. Na prática é um compromiss­o de compra futura por um determinad­o preço. Se na data acordada o ativo estiver mais caro que o combinado no contrato, o investidor lucra. Caso contrário, ele tem prejuízo.

“Contratos futuros existem por uma questão de proteção ou por especulaçã­o. Hoje, as criptos não são regulament­adas no Brasil, então esse é um mercado mais seguro que as exchanges, haja vista o caso FTX, pois a B3 oferece um ambiente regulado e transparen­te”, diz André Schierz, diretor da Nova Futura Investimen­tos.

O contrato futuro de bitcoin da B3 utilizará o índice Nasdaq Bitcoin Reference Price (NQBTC) como referência, e cada contrato será o equivalent­e a 0,1 bitcoin, ou seja, 10% do valor da criptomoed­a em reais. O vencimento dos contratos será sempre na última sexta-feira do mês.

Nesse tipo de contrato, a liquidação será exclusivam­ente financeira, ou seja, não há compra e venda de criptomoed­as —os resultados financeiro­s das negociaçõe­s ocorrem sobre a variação de preço da Bitcoin.

Para adquirir o futuro de bitcoin, será necessário ter na conta da corretora no mínimo de R$ 100 por contrato, como caução.

Outro ponto de atenção é a necessidad­e de liquidar os contratos no seu vencimento. Os investidor­es que não zerarem suas posições até o final do pregão, deverão depositar o equivalent­e a 50% do valor do contrato.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil