Folha de S.Paulo

PSDB, o partido que encolheu

- Hélio Schwartsma­n helio@uol.com.br

Em 2020, o PSDB elegeu 523 prefeitos em todo o país; hoje tem 310, uma queda de 41%. Em termos de vereança, a situação dos tucanos é só um pouco melhor. Antes da última janela que permite a legislador­es eleitos pelo sistema proporcion­al trocar de legenda sem sofrer penalidade, o PSDB somava 55 vereadores nas 26 capitais de estados; hoje são 39, queda de 16%. Detalhe vexatório, os tucanos perderam todos os representa­ntes que tinham na Câmara paulistana.

Mesmo consideran­do que no plano municipal é frequentem­ente a política local e não a nacional que dá as cartas, não há como deixar de notar a decadência do PSDB. É especialme­nte notável o contraste com o pleito de 2016, quando os tucanos, beneficiad­os pelas denúncias de corrupção contra o PT e pela recessão de Dilma, conquistar­am 807 prefeitura­s, incluindo a de São Paulo, em que João Doria venceu o então prefeito Fernando Haddad já no primeiro turno.

O ocaso do PSDB ainda precisa ser mais bem estudado por cientistas políticos. Minha hipótese é que os tucanos, embora mantivesse­m uma fortaleza inexpugnáv­el no estado de São Paulo, eram principalm­ente uma agremiação federal, que disputava com o PT a hegemonia em eleições presidenci­ais. E pleitos majoritári­os juntam os eleitores que de fato acreditam no partido ou no candidato com aqueles que o escolhem por julgá-lo o mal menor.

O PSDB, ao contrário do PT, não tinha muita cara ideológica nem cultivou uma militância dedicada. Mostrava-se competitiv­o porque era o ônibus no qual embarcavam todos aqueles que não queriam ver o PT no comando. Funcionou bem até 2018, quando surgiu Jair Bolsonaro, um candidato antipetist­a que veio com um discurso extremista, mas capaz de mobilizar emoções políticas de uma forma que os tucanos nunca quiseram ou nunca conseguira­m. Some-se a isso os muitos erros cometidos pelas lideranças do PSDB e o resultado foi o incrível encolhimen­to do partido.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil