Folha de S.Paulo

TSE suspende julgamento do senador Jorge Seif

Relator entendeu que faltam informaçõe­s sobre a conduta do bolsonaris­ta e corte determina buscas por mais provas

- Ana Pompeu, Julia Chaib e Bruno Boghossian brasília

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) suspendeu nesta terça-feira (30) o julgamento que pode cassar o senador Jorge Seif (PL-SC) e determinou novas diligência­s. O bolsonaris­ta é acusado de ter cometido abuso de poder econômico na campanha de 2022.

O julgamento começou no início do mês, mas foi interrompi­do e retomado nesta terça (30) com o voto de Floriano de Azevedo Marques, relator do recurso. Ele entende que faltam provas para embasar uma decisão da corte sobre as acusações que pesam contra o parlamenta­r. O colegiado acatou a proposição.

Além de Seif, o julgamento analisou as acusações contra os dois suplentes da chapa, Hermes Artur Klann e Adrian Rogers Censi, os empresário­s Luciano Hang, dono das lojas Havan, e Almir Manoel Atanázio dos Santos, presidente do Sindicato Calçadista de São João Batista (70 km de Florianópo­lis).

Pela proposta do relator, a corte vai oficiar a Havan para que em 48 horas informe os prefixos de todas as aeronaves desde janeiro de 2022 até março de 2023 que possuíam ou usaram. Com essas informaçõe­s, a corte vai pedir a aeroportos e helipontos das cidades apontadas no processo para que forneçam em 72 horas a lista de todas decolagens e aterrissag­ens durante o período da campanha, de 16 de agosto de 2022 a 2 de outubro de 2022.

Por fim, em caso de resposta positiva, vai solicitar também a lista de passageiro­s.

A coligação Bora Trabalhar, composta por Patriota, PSD e União Brasil, indicou a prática de três ilícitos eleitorais e apontou o favorecime­nto indevido do então candidato ao Senado naquele ano. O TRE-SC (Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina) rejeitou a ação apresentad­a pelos partidos em 2022.

As legendas dizem ter havido a doação irregular de um helicópter­o para deslocamen­to do então candidato, o uso da estrutura física e pessoal da Havan para promoção da campanha e o financiame­nto de propaganda eleitoral por entidade sindical.

Em 4 de abril, primeira sessão destinada à análise do processo, o vice-procurador-geral eleitoral, Alexandre Espinosa Bravo Barbosa, se manifestou pela cassação do mandato da chapa e inelegibil­idade do senador, no parecer do Ministério Público Eleitoral.

Barbosa afirmou que os fatos narrados na ação demonstrar­am claramente a vinculação entre o candidato Jorge Seif e o empresário Luciano Hang.

Integrante­s do Judiciário e parte da cúpula do Congresso atuaram para que a corte absolvesse o bolsonaris­ta. A movimentaç­ão engloba aliados de Jair Bolsonaro (PL) e parlamenta­res não alinhados ao ex-presidente, especialme­nte no Senado.

Esses políticos entendem que a cassação de um senador seria uma medida traumática, que pode levar a ainda mais atritos com o Congresso e com apoiadores de Bolsonaro.

Na avaliação de integrante­s do Judiciário, o caso não seria robusto o suficiente para levar a uma perda de mandato. Portanto, a absolvição seria um desfecho razoável, somado aos argumentos por um gesto de pacificaçã­o no ambiente político.

Mesmo aliados de Moraes reforçam essa leitura ao lembrar que o TSE também julgará a cassação do senador Sergio Moro (União Brasil-PR).

Neste caso, eles julgam haver mais elementos para punir o ex-juiz. O tribunal deveria, portanto, fazer um cálculo sobre o peso de cassar em sequência dois parlamenta­res eleitos por voto majoritári­o.

Para observador­es do processo, Moraes deu sinais de que estaria em dúvida a respeito da cassação de Seif. Um dos elementos citados é o fato de o julgamento ter sido adiado há duas semanas.

Na ocasião, Moraes afirmou que o relator do caso, ministro Floriano de Azevedo Marques, não pôde comparecer ao julgamento por motivo de doença na família.

Ainda assim, nos bastidores, pessoas interessad­as no caso viram no adiamento um acontecime­nto combinado, já que Floriano é considerad­o uma pessoa próxima de Moraes. Ele chegou ao TSE por indicação do presidente da corte.

 ?? Gabriela Biló/Folhapress ?? O ministro Floriano Marques, do TSE, em julgamento que pode levar à cassação do senador Jorge Seif (PL-SC)
Gabriela Biló/Folhapress O ministro Floriano Marques, do TSE, em julgamento que pode levar à cassação do senador Jorge Seif (PL-SC)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil