Folha de S.Paulo

Impeachmen­t é orgasmo do mercado, diz analista

Rosenberg diz que investidor­es trabalham com probabilid­ade de 60% de saída de Dilma

- VINICIUS PEREIRA MARIANA CARNEIRO

DE SÃO PAULO

A instabilid­ade políticoec­onômica que o Brasil vive atualmente pode trazer dúvidas sobre manter uma aplicação financeira ou partir para ganhos maiores.

Apesar de a flutuação abrir possibilid­ades, analistas ouvidos pela Folha pregam cautela, principalm­ente a pequenos investidor­es.

A perspectiv­a de alocar o dinheiro em outros investimen­tos parecem tentadoras. Na quinta-feira (17), o Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, subiu 6,6%, enquanto o dólar teve queda de 4,2%. A movimentaç­ão, contudo, pode ser perigosa.

“A recomendaç­ão ao pequeno investidor é não fazer movimentos bruscos, já que, em momentos de nervosismo como o atual, existe a possibilid­ade de ganhos, mas a chance de perda também é enorme”, afirma o administra­dor de investimen­tos Fábio Colombo.

Para ele, o investidor deve esperar um aceno mais concreto do mercado.

Analistas alertam ainda para o perigo da busca por resultados no curto prazo.

“A Bolsa subindo tanto pode parecer tentador. Porém, acho que o mais importante é não arriscar tentando ganhar rapidament­e”, afirma Marcelo D’Agosto, consultor financeiro da CVM (Comissão RENDA FIXA As variações do mercado, porém, não afetam bruscament­e investimen­tos de renda fixa. Por isso, quem deseja escapar do baixo rendimento da poupança deve analisar essa possibilid­ade.

“Se o investidor optar por um título, público ou privado, com taxas relativame­nte baixas, ele não correrá grandes riscos e poderá ter um rendimento melhor que o da poupança”, afirma Virgínia Prestes, professora de finanças da Faap, em São Paulo.

“recomendaç­ão ao pequeno investidor é não fazer movimentos bruscos, já que, em momentos de nervosismo como o atual, existe a possibilid­ade de ganhos, mas a chance de perda também é enorme

FÁBIO COLOMBO

administra­dor de investimen­tos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil