Folha de S.Paulo

As duas grandes paixões da vida de tia Janet

- FLORA BOCKLIS - MYRIAM PEREIRA BUENO - MARIA APARECIDA GIORDANO TARANTINO - IRIS VIEIRA MOTTA MELLO -

DE SÃO PAULO

Nos últimos anos, antes de o Mal de Parkinson a impedir de deixar o apartament­o, Marie Alice Janet Dávila dividia seu tempo entre duas paixões: a Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, em Santos (SP), e seus sobrinhos e sobrinhos-netos.

Católica fervorosa, chegou a cursar o noviciado para ser freira nos anos 60. Desistiu, sem nunca se afastar da igre- ja, participan­do de missas e atividades comunitári­as. Tia Janet, como era conhecida, não se casou, mas se dedicava com amor de mãe aos “filhos postiços”.

Quando os sobrinhos mais velhos eram pequenos, levava-os ao cinema e às lojas de brinquedos; deixava que ficassem até tarde assistindo a filmes na TV colorida, na época em que o recurso era novidade no Brasil. Com a nova geração, repetia os cuidados.

Recentemen­te, mandava mensagens por rede social e exigia que todos enviassem fotos e dessem sinal de vida.

Nasceu em Belém (PA) e mudou-se criança para São Paulo, com os pais e os três irmãos. Instalaram-se num apartament­o do número 29 da rua Estela, no Paraíso.

Formada em serviço social na PUC-SP, passou a maior parte da vida profission­al como assistente social no extinto INPS, hoje INSS, em São Paulo, depois de breve período em que trabalhou nos hotéis San Michel e San Raphael, no centro da cidade.

Já em Santos, cuidou da mãe, dona Jenny, que viveu até o centenário, e depois foi companhia à irmã mais velha, na volta de sua temporada de 40 anos nos EUA. Morreu nesta quinta (17). Sua cremação será às 10h desta sexta (18), no Memorial Necrópole Ecumênica, em Santos. coluna.obituario@grupofolha.com.br

Aos 86. Deixa as filhas Olga e Lydia, além de netos e bisnetos. Cemitério Israelita do Butantã, av. Eng. Heitor Antônio Eiras García, 5.530, Jardim Educandári­o.

7° DIA

Nesta sexta (18), às 12h45, na Paróquia Nossa Senhora do Brasil, praça Nossa Senhora do Brasil, no Jardim Paulista.

VOCÊ DEVE PROCURAR O SERVIÇO FUNERÁRIO MUNICIPAL DE SP: tel. (11) 3396-3800 e central 156 site: www.prefeitura.sp.gov.br/ servicofun­erario

Serão solicitado­s os seguintes documentos do falecido: Cédula de identidade (RG); Certidão de Nascimento (em caso de menores); Certidão de Casamento.

Neste sábado (19), às 18h, na Paróquia da Assunção de Nossa Senhora, al. Lorena, 665, Jardim Paulista.

1° ANO

Nesta sexta (18), às 17h, na Paróquia São Luís Gonzaga, av. Paulista, 2.378, Cerqueira César.

AVISO GRATUITO NA SEÇÃO E-mail: necrologia@uol.com.br

Até as 15h, ou até as 19h de sexta para publicaçõe­s aos domingos. Enviar número de telefone para checagem das informaçõe­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil