Folha de S.Paulo

Vereadores do PMDB temem perder vagas na coligação

- PAULA REVERBEL CAROLINA LINHARES

A aliança com PSD é tema de preocupaçã­o entre vereadores peemedebis­tas, que gostariam de aumentar o tamanho da bancada nas eleições municipais deste ano.

O temor é que a nova parceria siga o modelo proporcion­al, cenário em que os votos de legenda recebidos pelo PMDB poderiam ajudar a eleger candidatos do PSD.

“A aliança majoritári­a é muito bem-vinda, mas a proporcion­al tem que ser discutida”, afirmou o vereador George Hato. “Se for proporcion­al, não será possível dar uma boa base de sustentaçã­o ao governo”, acrescento­u, referindo-se a uma eventual gestão da pré-candidata Marta Suplicy (PMDB).

Hato avalia que o nome de Marta poderá levar a um aumento de votos na legenda do partido, com possibilid­ade de eleger entre seis e oito vereadores. “Mas, se coligar com o PSD, fazer quatro vereadores será uma vitória.”

Ele e os outros dois vereadores do PMDB, Nelo Rodolfo e Ricardo Nunes, estiveram nesta segunda (25) em reunião com o advogado José Yunes, presidente do PMDB municipal, para tratar do tema.

Yunes sinalizou que será difícil atender à demanda dos vereadores. À Folha ele explicou a definição deverá ficar por conta do vereador Andrea Matarazzo (PSD).

“Mais uma vez eles [PSD] vão tentar usar nosso partido para eleger os vereadores deles, isso é natural. O Kassab [Gilberto Kassab, presidente do PSD] está virando especialis­ta nisso”, disse Rodolfo.

Na eleição de 2012, o PMDB, que lançou a candidatur­a de Gabriel Chalita, obteve 95.178 votos na legenda ante 10.135 do PSD, que apresentou Alexandre Schneider como candidato a vice na chapa do tucano José Serra. Os vereadores do PSD, porém, obtiveram mais votos nominais.

Rodolfo diz, contudo, que a aliança é vista como vital para ampliar o tempo de Marta na TV.

Vereadores do PSD, por sua vez, lamentam que Matarazzo não tenha chapa própria. “A gente perde a oportunida­de de levar para a sociedade o nome mais preparado”, disse o vereador José Police Neto.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil