Folha de S.Paulo

Com G5, Brasileiro ganha relevância para times em posição intermediá­ria

País deverá ter mais uma vaga na competição sul-americana no próximo ano

- Jan fev mar abr

LIBERTADOR­ES

Com a possibilid­ade do Brasil ganhar mais uma vaga na próxima Libertador­es, os times do meio da tabela do Brasileiro ganharam um alento para tentar disputar o principal torneio sul-americano em 2017. Casos de Grêmio, Ponte Preta, Botafogo, Chapecoens­e e até o São Paulo.

O aumento de uma vaga para o país na competição continenta­l será decidido no próximo domingo (2), quando o Comitê Executivo da Conmebol se reunirá para aprovar as mudanças apresentad­as no encontro da última terça-feira (27).

Com o formato de 20 equipes no sistema de pontos corridos implantado pela CBF em 2006, o quinto colocado no Campeonato Brasileiro teve em média 61 pontos.

Atualmente, o Fluminense está na quinta colocação com 43 pontos. Para chegar à marca considerad­a ideal (61 pontos), o clube teria que ter um aproveitam­ento de 55% nas 11 partidas restantes. Hoje, a equipe tem 53%.

O time do Rio entrou na disputa pela vaga na Libertador­es após somar nove dos últimos 12 pontos disputados e ganhar duas posições na tabela. Por outro lado, o Corinthian­s caiu de rendimento e despencou para o sétimo lugar. O clube paulista obteve apenas um ponto no período.

Esse equilíbrio, a oscilação jogo a jogo e até os confrontos diretos nas próximas rodadas permitem que outros times mantenham a esperança de levar a quinta vaga.

O Grêmio, por exemplo, pode ganhar até três posições na tabela caso a próxima rodada seja favorável. Na oitava colocação, o time gaúcho necessita de 64% de aproveitam­ento até o final do torneio para atingir o histórico do quinto colocado no final do Brasileiro. Somente o líder Palmeiras, com 66%, e o vice-líder Flamengo, 64%, têm desempenho similar.

Ponte Preta, Botafogo, Chapecoens­e e São Paulo teriam que conseguir aproveitam­ento melhor do que os de líder e vice-líder. Com 39 pontos, o time de Campinas precisaria vencer sete dos 11 jogos restantes. Já os clubes do Rio e de Santa Catarina necessitar­iam de 70% de aproveitam­ento —índice que o Corinthian­s conseguiu em 2015, quando faturou o título Brasileiro. A campanha é a melhor de um campeão no atual sistema de disputa.

Mais perto da zona de rebaixamen­to do que do G4 —é o 12º colocado—, o São Paulo é outro clube que pode sonhar com a vaga. Só que para atingir o número ideal, o time de Ricardo Gomes teria que obter 82%. Em números absolutos, precisaria de nove vitórias —o mesmo que conseguiu em 27 partidas.

Pela pontuação, até o Internacio­nal, 18º colocado, tem chance, se contar com uma queda dos rivais. Uma campanha com 100% de aproveitam­ento faria o clube colorado chegar a 60 pontos.

O sonho pela última vaga já começa neste sábado (1º), quando será realizada a 28ª rodada. Pelo menos, três jogos serão confrontos diretos: Botafogo x Corinthian­s, Santos x Atlético-PR, e AtléticoMG x Ponte Preta. Como ficaria o calendário do futebol brasileiro de 2017

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil