Folha de S.Paulo

‘1976’ revive invasão da torcida corintiana ao Maracanã

- NAIEF HADDAD

A estreia de “1976 - O Ano da Invasão Corinthian­a” é boa notícia em um país cuja devoção ao futebol é inversamen­te proporcion­al à oferta de documentár­ios sobre momentos notáveis do mais popular esporte brasileiro.

A última década até traz sinais de mudança, com filmes como “Soberano - Seis Vezes São Paulo” (2010) e “12 de Junho de 1993 - O Dia da Paixão Palmeirens­e” (2014). Mas ainda é muito pouco diante da coleção de histórias de 121 anos do futebol brasileiro.

Um dos episódios mais fascinante­s dessa odisseia ocorreu quase 40 anos atrás. No dia 5 de dezembro de 1976, na semifinal do Brasileiro cerca de 70 mil corintiano­s foram ao Maracanã para a partida do time contra o Fluminense.

Com 146 mil pagantes, o estádio lotado dividiu-se ao meio, para a perplexida­de dos torcedores cariocas.

Um mérito do filme é dar à “invasão” o contexto apropriado. Não se conhece na história do esporte brasileiro deslocamen­to dessa dimensão, o que só pode ser compreendi­do pela dramaticid­ade da vida corintiana nos anos anteriores.

O filme lembra o acidente que matou o lateral Lidu e o ponta Eduardo em 1969, os resultados decepciona­ntes na primeira metade dos anos 70 e a queda diante do Palmeiras na final do Paulista de 1974, que levou à saída de Rivellino para o Fluminense.

Em 1976, eram 22 anos sem títulos relevantes.

Esse cuidado com o preâmbulo é valioso, mas o documentár­io cresce, sobretudo, ao exibir imagens raras ou inéditas da partida e dos dias que a antecedera­m.

São quatro décadas atrás, mas o filme tem o efeito de nos levar a um tempo que parece mais distante, tantas foram as mudanças no modo de acompanhar o futebol.

A rodovia Dutra aparece congestion­ada, com Kombis,

 ?? Divulgação ?? O ex-goleiro Tobias lembra a semifinal contra o Flu em 1976, quando defendeu 3 pênaltis
Divulgação O ex-goleiro Tobias lembra a semifinal contra o Flu em 1976, quando defendeu 3 pênaltis

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil