Folha de S.Paulo

Passagem do transporte coletivo a quem usa bicicleta.

-

Agnes Helena (Novo) - Uma das principais soluções é evitar o excesso de mobilidade. Ou você traz a pessoa para morar no centro ou leva o emprego para onde ela mora. Compra do imóvel é caríssima, por isso a dispersão urbana.

Aurélio Nomura (PSDB) - Está aumentando a população no entorno do eixo de estruturaç­ão urbana de tal maneira que alguns lugares já não comportam [mais gente]. Não existe análise da mobilidade, se aquela linha de metrô, ônibus ou trem comporta as pessoas que vão ali residir.

Luiza Eluf (PSD) - A saída é pelos trilhos: metrô e trem. Calçada em São Paulo é um desastre, você corre risco. As ciclovias são boas, mas precisam ser melhor planejadas.

Nabil Bonduki (PT) - Não estamos aumentando a população, estamos aproximand­o-a do transporte coletivo, que tem uma capacidade de cresciment­o maior do que a da população. O que se busca é racionaliz­ar a cidade, como em muitos países. cam excluídos: as pessoas com deficiênci­a e os idosos. Apenas 69% dos ônibus são acessíveis. O problema do metrô ainda é a entrega. Dois quilômetro­s por ano é pouco.

Pedro Markun (Rede) - Uma forma de resolver a mobilidade é diminuir a distância percorrida. As pessoas precisam conseguir trabalhar mais perto de onde moram.

Daniel Annenberg (PSDB) - Precisamos de campanhas de conscienti­zação para salvar vidas. Não é só redução de velocidade. Infelizmen­te, a prefeitura privilegia a indústria da multa à conscienti­zação do cidadão.

Eduardo Tuma (PSDB) - A arrecadaçã­o com a multa tem uma destinação específica, que é a educação no trânsito. O que vimos foi o não cumpriment­o dessa norma. A gestão usou as multas como fonte de arrecadaçã­o, através de, até mesmo, radares escondidos. Não há correlação na redução das velocidade­s das marginais com a diminuição dos acidentes.

Paulo Fiorilo (PT)

Foi chefe de gabinete na Câmara Municipal de São Paulo por 14 anos. Entre 2005 e 2008, exerceu seu primeiro mandato de vereador e presidiu o PT da capital. Tem 52 anos e é professor da rede municipal de ensino

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil