Folha de S.Paulo

Rio quer produção de água estatal e privatizar distribuiç­ão de esgoto

Assembleia Legislativ­a aprovou na segunda a venda da Cedae

- NICOLA PAMPLONA

O governo do Rio pretende manter em poder do Estado a produção de água. A ideia inicial é conceder à iniciativa privada a distribuiç­ão e os serviços de esgoto em diferentes contratos.

A modelagem de venda da Cedae (Companhia Estadual de Água e Esgoto) deve ser feita em parceria com o Banco do Brasil.

A privatizaç­ão da estatal foi aprovada na Alerj (Assembleia Legislativ­a do Rio) na segunda (20) e permitirá ao Estado usar as ações da empresa como garantia para um empréstimo de R$ 3,5 bilhões.

Nesta terça (21), a Alerj aprovou duas emendas ao projeto, que garantem a manutenção da tarifa social para baixa renda e carimbam os recursos do empréstimo para o pagamento de salários.

As propostas tiveram apoio da base do governo Luiz Fernando Pezão. Outras nove emendas foram rejeitadas e três foram retiradas da pauta.

Com a aprovação do projeto, o governo cumpre uma das contrapart­idas exigidas pelo governo federal para socorrer o Estado. A ajuda, porém, depende de aprovação no Congresso do projeto de renegociaç­ão da dívida dos Estados.

“Ainda não saímos da iminência do caos. Demos um passo importante, mas temos um caminho longo pela frente”, disse o deputado André Correa (DEM), que deixou a Secretaria de Meio Ambiente para reforçar a base na votação do pacote anticrise.

Após a aprovação, o governo tem um prazo de seis meses, renovável por mais seis, para estruturar o modelo de venda da companhia.

“O que se coloca na mesa é o desejo de que a produção de água permaneça pública.”

Ele defende a concessão da distribuiç­ão de água e da coleta de esgoto por bacias hidrográfi­cas, para ampliar a concorrênc­ia e permitir a comparação entre os serviços.

 ??  ?? Manifestan­tes contrários à venda da Cedae fazem vigília em frente à Assembleia do Rio
Manifestan­tes contrários à venda da Cedae fazem vigília em frente à Assembleia do Rio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil