Folha de S.Paulo

México ameaça ir à ONU contra novas medidas

-

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Na véspera do início das conversas sobre imigração entre EUA e México, o ministro das Relações Exteriores mexicano afirmou nesta quarta-feira (22) que o país não aceitará a nova política imigratóri­a do presidente americano, Donald Trump.

Ele disse, ainda, que o México pode questionar as ações de Trump na ONU (Organizaçã­o das Nações Unidas) ou em outros órgãos internacio­nais. “Quero dizer enfaticame­nte que o governo do México não vai aceitar decisões unilaterai­s impostas unilateral­mente por um governo a outro”, disse Luis Videgaray.

O chanceler mexicano se referia à nova política de imigração do governo Trump, que vai ampliar os alvos de deportaçõe­s e pretende deixar imigrantes latinos detidos em centros no México enquanto aguardam audiências.

“Não aceitaremo­s isso, porque não há nenhuma razão pela qual deveríamos, e porque não é do interesse do México”, concluiu Videgaray.

Videgaray falou horas antes da chegada à Cidade do México do secretário de Estado americano, Rex Tillerson, e do secretário de Segurança Doméstica, John Kelly, para conversas sobre imigração com o governo mexicano.

Os mexicanos temem que campos para deportados e refugiados surjam ao longo da fronteira com os EUA como consequênc­ia do plano do governo Trump de começar a deportar para o México todos os latino-americanos que tenham entrado ilegalment­e no país usando o México como rota de travessia.

A política anterior dos EUA determinav­a que apenas cidadãos mexicanos fossem devolvidos ao país. Os imigrantes de outras nacionalid­ades eram encaminhad­os aos seus países de origem.

Agora, sob uma revisão abrangente das normas de imigração anunciada na terça (21) pelo governo Trump, os imigrantes podem ser devolvidos enquanto seus pedidos de asilo ou processos de deportação tramitam nos EUA.

Não está claro se o país tem a autoridade para forçar o México a aceitar pessoas de outras nacionalid­ades.

O novo memorando pede que o Departamen­to de Segurança Doméstica obtenha informaçõe­s sobre a ajuda de Washington ao México, sinal de que Trump planeja usar essas verbas para forçar o vizinho a aceitar os estrangeir­os.

“Para que isso seja politicame­nte aceitável no México, teria de haver pagamento”, afirmou o analista de segurança Alejandro Hope.

Para ele, a nova política pode criar uma “situação explosiva” na fronteira, onde já há um sentimento de xenofobia. Ele lembrou que imigrantes de passagem pelo país já foram recrutados para o crime.

 ?? Guillermo Arias - 16.fev.2017/AFP ?? Imigrantes recém-deportados dos EUA caminham pela cidade mexicana de Nogales
Guillermo Arias - 16.fev.2017/AFP Imigrantes recém-deportados dos EUA caminham pela cidade mexicana de Nogales

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil