Folha de S.Paulo

Temer suspende importação inédita de café robusta

- AGRICULTUR­A

DA REUTERS - O presidente Michel Temer ordenou a suspensão provisória das autorizaçõ­es dadas nesta semana para a importação de café robusta, grão mais amargo e mais barato, geralmente utilizado na produção da bebida solúvel.

A decisão foi tomada na noite de terça (21), após uma reunião de dezenas de deputados federais ligados a cafeiculto­res com o ministro da Secretaria de Governo, Antonio Imbassahy.

Seria a primeira vez que o Brasil, maior produtor mundial de café, compraria quantidade significat­iva do grão “in natura” de concorrent­es, uma medida para compensar a quebra de safra —a indústria se queixa da dificuldad­e de adquirir matéria-prima, após seca no Espírito Santo.

Já os agricultor­es eram contra, dizendo que há estoques disponívei­s e que a entrada de grãos verdes traria riscos de infestação por pragas que não existem no Brasil.

Duas resoluções, reduzindo a tarifa de importação e autorizand­o compras do Vietnã, haviam sido publicadas no “Diário Oficial” no início da semana.

“Em reunião com o presidente, Imbassahy expressou a preocupaçã­o dos parlamenta­res e produtores de café. Temer decidiu suspender provisoria­mente a portaria para analisar a situação juntos aos órgãos competente­s”, disse a Secretaria de Governo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil