Folha de S.Paulo

Era professora dentro e fora das salas de aula

- THEREZINHA DEISE PRADO ANTÔNIO (1931-2017) FERNANDA PEREIRA NEVES CAROL PALMEIRA - Nesta quinta (23), às 19h30, na Igreja Nossa Sra. da Achiropita, r. 13 de Maio, 478, Bela Vista. JOSÉ CARLOS LOPES LEGNAME - Nesta quinta (23), às 19h, na Paróquia Sta. Mar

Therezinha tinha acabado de concluir a escola quando começou a dar suas primeiras aulas de alfabetiza­ção. Era final dos anos 1940 e ela tinha que seguir de bicicleta ou charrete até um sítio na zona rural da pequena cidade de Guará, no interior paulista.

Quase três décadas depois, a bicicleta deu lugar ao ônibus, levando Therezinha a Ribeirão Preto, também no interior de SP, para dar aulas, agora de graduação, no Centro Universitá­rio Moura Lacerda.

Nascida em Jardinópol­is, ela dedicou toda a vida à educação. Alternava os cursos que fazia com as aulas que ministrava. A cada nova formação era uma especialid­ade que poderia ensinar. Foi assim com o técnico em contabilid­ade, com a graduação em pedagogia e com os cursos de estudos sociais, trabalhos manuais, com o desenho. A viuvez aos 40 anos exigiu esse esforço dobrado.

Aposentou-se no início dos anos 1980, mesma época em que conheceu o segundo marido, o argentino Juan. Iniciou aí uma espécie de vida dupla: eram seis meses do ano em Guará, seguidos de seis meses em Buenos Aires.

Não importava qual era a cidade da vez, Therezinha “mantinha o jeito de professora primária das antigas”, brinca o filho, Elias: séria, exigente, mas uma mãezona.

Mas, longe das salas de aula, gostava mesmo era de receber pessoas em casa. Contava histórias, mostrava fotos a amigos e parentes. Não era muito de cozinhar, mas sempre tinha um café ou um licor de jabuticaba para oferecer.

Morreu no dia 17, aos 85 anos, em decorrênci­a de complicaçõ­es pulmonares. Deixa os dois filhos e cinco netos. coluna.obituario@grupofolha.com.br 1º MÊS

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil