Folha de S.Paulo

Tropas fazem novo avanço para retomar Mossul do Estado Islâmico

-

DA ASSOCIATED PRESS - As Forças Armadas do Iraque conseguira­m chegar, nesta segundafei­ra (27), a uma das cinco pontes de Mossul sobre o rio Tigre, em um avanço considerad­o estratégic­o para retomar da milícia terrorista Estado Islâmico a área oeste da segunda maior cidade do país.

Bombardeio­s aéreos da coalizão anti-EI chefiada pelos EUA haviam destruído as passagens sobre o Tigre na tentativa de isolar os militantes do EI na porção ocidental e dificultar os ataques contra bairros do lado leste, que foi considerad­o totalmente livre da facção no mês passado.

De acordo com o general iraquiano Thamir al-Hussaini, as tropas foram alvo de atiradores e ataques suicidas enquanto avançavam. O governo iraquiano não informou o número exato de vítimas.

Na semana passada, os militares retomaram o controle do aeroporto de Mossul, em um movimento tido como fundamenta­l para conter o EI, já que o terminal era usado como base militar da facção.

Invadida pelos extremista­s em julho de 2014, Mossul, que possui cerca de 1,5 milhão de habitantes, é hoje o último grande bastião da milícia no norte do Iraque, com conexões de contraband­o de armas para os território­s controlado­s pelo EI na Síria.

O Exército iniciou uma grande ofensiva em outubro passado para reconquist­ar completame­nte a cidade. Estimase que ainda haja aproximada­mente 650 mil civis sob cerco do EI na parte oeste.

 ?? Aris Messinis/AFP ?? Militares iraquianos disparam foguete contra membros do EI em bairro a oeste de Mossul, ainda sob domínio da facção IRAQUE
Aris Messinis/AFP Militares iraquianos disparam foguete contra membros do EI em bairro a oeste de Mossul, ainda sob domínio da facção IRAQUE

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil