Folha de S.Paulo

Engenheiro que se rendeu ao seu lado artístico

- JOSÉ DIAS DA SILVEIRA SOBRINHO - Aos 88, viúvo de Rosa Alves da Silveira. Deixa os filhos Orival, Maria Aparecida, José Donizete e Maria do Carmo JOSÉ CARLOS LOPES LEGNAME (1953-2017) FERNANDA PEREIRA NEVES (In Memorian). Cemitério Municipal de Bebedouro,

Era só ganhar um presente novo que Zé Carlos, ainda pequeno, desmontava tudo. Levava horas, às vezes dias, para juntar os pedaços novamente, mas ele conseguia.

O jeito curioso e o gosto por construçõe­s acabaram levando o menino à faculdade de engenharia. Formou-se e foi logo trabalhar na Telesp, onde ficou por mais de 20 anos.

Nas horas vagas, o alegre e risonho Zé Carlos se rendia a outra paixão: a música. Coisa dos pais, que incentivav­am os filhos à arte desde pequenos. O pai advogado dava o exemplo cantando ópera e a mãe, pedagoga, desenhando.

Quando Zé Carlos deixava o capacete de obras, se equipava com a guitarra. Mantinha o Artium Studios no Cambuci, centro da capital paulista, e tocava numa banda. Tudo com a participaç­ão da família, sociedade com os irmãos, companhia do primo.

Foi só no final da década de 1990 que Zé Carlos deixou a Telesp e assumiu de vez o estúdio. Um centro cultural com gravação de músicas, aulas de pintura, fotografia e dança.

Com o hobby virando profissão, ele fez dos assuntos místicos um novo passatempo. Lia sobre óvnis, energia e poder da mente. Achava ser um meio de ajudar pessoas.

Era uma pessoa otimista, alegre, que rolava no chão em brincadeir­as com as sobrinhas-netas, mesmo que já estivesse com mais de 60 anos, mas também tinha um gênio forte e não se acanhava na hora de comprar uma brigar se achasse que estava certo.

Recentemen­te, viu agravar uma doença de pele, que acabou levando-o a morte no dia 16, aos 63 anos. Deixa o filho, o pai, duas irmãs, oito sobrinhos e duas sobrinhas-netas. coluna.obituario@grupofolha.com.br

VOCÊ DEVE PROCURAR O SERVIÇO FUNERÁRIO MUNICIPAL DE SP: tel. (11) 3396-3800 e central 156 site: www.prefeitura.sp.gov. br/servicofun­erario

Serão solicitado­s os seguintes documentos do falecido: Cédula de identidade (RG); Certidão de Nascimento (em caso de menores); Certidão de Casamento.

AVISO GRATUITO NA SEÇÃO site: folha.com/mortes

Até as 15h, ou até as 19h de sexta para publicaçõe­s aos domingos. Enviar número de telefone para checagem das informaçõe­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil