Folha de S.Paulo

COISA DE CINEMA

Noite precedida por recordes históricos do Oscar fica marcada por gafe que roteirista algum ousaria escrever

-

A edição de 2017 do Oscar entra para a história pelo erro na entrega do prêmio de melhor filme. No momento da entrega da estatueta mais aguardada da noite, os apresentad­ores Warren Beatty e Faye Dunaway se enganaram e anunciaram o prêmio para “La La Land”. Só depois a gafe foi percebida, e o troféu foi entregue a “Moonlight”.

Mas como foi que esse erro aconteceu?

Segundo Beatty, ele recebeu por engano o envelope de melhor atriz. Ao abri-lo, percebeu que havia uma confusão e, para tentar ganhar tempo, enrolou.

Apressado por Dunaway, ele mostrou o envelope para a atriz. Ela, porém, leu logo “La La Land”.

Após a cerimônia, Emma Stone contou que estava segurando o envelope de melhor atriz com o próprio nome desde que havia recebido a estatueta. Ou seja, havia dois envelopes iguais no palco.

Segundo o jornal “Los Angeles Times”, funcionári­os da empresa responsáve­l por auditar o Oscar, a Pricewater­houseCoope­rs, ficam posicionad­os ao lado do palco com envelopes iguais para conferir cada prêmio. Mas não é possível saber se eles entregaram por engano o de melhor atriz a Beatty ou se cartões a mais foram impressos.

“Os apresentad­ores receberam por engano o envelope da categoria errada e, quando descobrimo­s, isso foi imediatame­nte corrigido. Estamos investigan­do como isso aconteceu e lamentamos muito o ocorrido”, afirmou a empresa em nota.

O fato é que, anunciado “La La Land”, a equipe do musical sobe ao palco.

Por um minuto e dez segundos eles discursam, até alguém perceber o erro.

Antes mesmo de as falas terminarem, os produtores do filme notam algo errado. Eles se viram para o canto do palco, fora da visão das câmeras. Em seguida, há uma correria na parte de trás, a câmera se afasta do palco, até que aparece um produtor do Oscar segurando um envelope na mão.

Nesse momento, ele confirma a troca de envelopes e informa que o vencedor havia sido “Moonlight”. É quando ele revela o envelope verdadeiro (apenas para quem está no palco, sem mostrar para as câmeras), deixando os produtores de “La La Land” perplexos. Mas os discursos não terminam aí.

Os integrante­s do musical continuam a falar quando a notícia do erro se espalha.

Jordan Horowitz, o primeiro a discursar, interrompe o colega e desfaz o mal-entendido. “‘Moonlight’ venceu como melhor filme. Não é uma piada, venham para cá”.

Como ninguém está entendendo nada, ele pega o envelope da mão de Beatty e mostra para o mundo todo o erro que havia sido cometido. @ElizabethB­anks

 ??  ?? O produtor Fred Berger, de ‘La La Land’, faz seu ‘discurso da vitória’ enquanto a equipe do filme e a produção da cerimônia se dão conta do erro
O produtor Fred Berger, de ‘La La Land’, faz seu ‘discurso da vitória’ enquanto a equipe do filme e a produção da cerimônia se dão conta do erro
 ??  ?? O anúncio errado; os desavisado­s; a revelação final
O anúncio errado; os desavisado­s; a revelação final
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil