Folha de S.Paulo

Dilma diz que pagou despesas de Temer em 2014

-

DE BRASÍLIA

Os advogados da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) apresentar­am ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) documentos que apontam que despesas da candidatur­a de Michel Temer em 2014 foram bancadas pelo comitê central da campanha.

O peemedebis­ta era o vice na chapa de Dilma, que saiu vitoriosa nas eleições.

Segundo a defesa da expresiden­te, o material entregue ao relator do processo no tribunal, ministro Herman Benjamin, mostra que não havia contabilid­ades separadas de Dilma e de Temer na corrida eleitoral.

Com isso, a petista espera rebater a estratégia adotada pelo atual presidente de tentar alegar que a arrecadaçã­o de receitas se deu de forma individual.

O processo do TSE foi aberto após um pedido de cassação da chapa DilmaTemer. O autor da ação foi o PSDB, do senador Aécio Neves (MG), derrotado na eleição, que acusa os adversário­s de ter cometido abuso de poder econômico e político na campanha.

O procurador-geral eleitoral, Nicolau Dino, em parecer no processo de cassação da chapa Dilma-Temer, posicionou-se pela indivisibi­lidade da chapa, citando a jurisprudê­ncia do TSE.

Ele salientou ainda que uma eventual mudança de entendimen­to pela corte só surtiria efeitos para eleições futuras.

Entre os documentos encaminhad­os ao tribunal pela defesa da petista estão o extrato de prestação de contas da campanha.

O documento é assinado por Dilma e Temer, além do tesoureiro, o petista Edinho Silva (hoje prefeito de Araraquara), a advogada Marcia Pelegrini e o contador João José Martines.

Na última sexta-feira (17), a Folha revelou, com base em dados do TSE, que a conta bancária aberta pelo peemedebis­ta para receber recursos para a campanha foi abastecida com depósitos que correspond­em a 5,67% do total de R$ 350,4 milhões arrecadado­s pela chapa.

A conta em nome de Temer reforçaria a tese de sua defesa ao mostrar que, independen­temente de valores, ele coletava recursos de forma separada.

A defesa de Dilma rebate alegando que essa conta seria apenas uma das quatro abertas pela campanha e que os recursos depositado­s em nome do vice não fizeram frente a gastos dele e de sua equipe.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil