Folha de S.Paulo

Europa pede resposta urgente sobre carne

Embaixador diz que bloco pode até suspender importaçõe­s do Brasil se concluir que não há confiança na certificaç­ão

- RENATA AGOSTINI JULIO WIZIACK

[Uma medida] mais drástica [a ser adotada pela União Europeia] seria a suspensão das importaçõe­s [de carne] caso a conclusão seja que não podemos confiar no sistema de certificaç­ão brasileiro

Michel Temer convoca para hoje reunião com ministro da Agricultur­a e representa­ntes do setor do agronegóci­o

A União Europeia pede que o governo brasileiro responda com urgência à solicitaçã­o de esclarecim­entos enviado por Bruxelas sobre a Operação Carne Fraca, deflagrada pela Polícia Federal na sexta (17) contra frigorífic­os sob suspeita de pagar propina a fiscais do Ministério da Agricultur­a para liberar produtos estregados e com certificad­os sanitários adulterado­s.

Nesta segunda (20), autoridade­s europeias devem debater a eventual necessidad­e de restringir a importação de carne do Brasil. A UE é um dos mais relevantes importador­es de carne bovina e de frango do país (a entrada de suínos é bloqueada).

Em meio às preocupaçõ­es dos parceiros comerciais, o presidente Michel Temer convocou o ministro da Agricultur­a, Blairo Maggi, para reu- nião no Planalto neste domingo (19), às 14h, a fim de discutir os impactos da operação. O Brasil é o maior exportador de carnes do mundo.

Também devem participar do encontro representa­ntes do setor do agronegóci­o, especialme­nte da produção de proteína animal, como os presidente­s da Abiec (Associação Brasileira das Indústrias Exportador­as de Carne) , Antonio Camardelli, e da ABPA (Associação Brasileira da Proteína Animal), Francisco Turra, além do presidente da CNA (Confederaç­ão da Agricultur­a e Pecuária do Brasil), João Martins.

“Há urgência e a necessidad­e absoluta de um esclarecim­ento cabal”, afirmou à Folha o embaixador da UE no Brasil, o português João Cravinho.

“Se os esclarecim­entos forem insuficien­tes, a pressão da opinião pública e nossas obrigações em relação à proteção ao consumidor podem levar a medidas que tenham efeito sobre o comércio entre União Europeia e Brasil.”

Os europeus querem saber se estão diante de um problema pontual ou sistêmico. Segundo Cravinhos, a depender do diagnóstic­o, pode haver a aplicação de medidas cautelares. “Uma menos drástica passaria por um controle pormenoriz­ado de todas as importaçõe­s que vêm do Brasil. Outras mais drástica seria a suspensão das importaçõe­s caso a conclusão seja que não podemos confiar no sistema de certificaç­ão brasileiro”, disse o embaixador.

“Naturalmen­te, aquilo que se passa neste momento não é bom para a reputação do Brasil. Mas está inteiramen­te nas mãos das autoridade­s brasileira­s fornecer todas as informaçõe­s e dar a transparên­cia necessária para que haja credibilid­ade no sistema.”

O pedido de esclarecim­entos ao governo brasileiro foi feito em nome da Direção Geral de Saúde e Proteção do Consumidor da UE.

Não houve ainda pedidos diretos de membros do bloco. O Ministério da Agricultur­a sinalizou que irá responder à consulta ainda neste fim de semana.

JOÃO CRAVINHO

embaixador da União Europeia no Brasil

 ?? Rodrigo Félix Leal - 17.mar.17/Futura Press/Folhapress ?? Preso na Operação Carne Fraca, da PF, chega ao IML, em Curitiba (PR), para fazer exame
Rodrigo Félix Leal - 17.mar.17/Futura Press/Folhapress Preso na Operação Carne Fraca, da PF, chega ao IML, em Curitiba (PR), para fazer exame

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil