Folha de S.Paulo

Jogadora transexual de vôlei ganha aval para disputar torneio

- ADRIANA BRUM

FOLHA,

Nascida em corpo de homem, mas identifica­da como mulher, a transexual curitibana Isabelle Neris é jogadora amadora de vôlei e, mesmo longe dos holofotes das equipes profission­ais, acaba de deixar sua marca na história da modalidade: aos 25 anos, ela será a primeira transexual a jogar uma partida oficial entre equipes femininas no Brasil.

Ela trabalha como cabeleirei­ra e joga de central no time Voleiras. No início deste mês, recebeu a aprovação para competir nos eventos da Federação Paranaense de Vôlei (FPV). A estreia será na Taça Curitiba, torneio organizado pela federação estadual, que começa em 20 de março.

Segundo Neuri Barbieri, vice-presidente da CBV (Confederaç­ão Brasileira de Vôlei) e presidente da FPV, não há conhecimen­to de outro caso semelhante no país.

A decisão é válida apenas para competiçõe­s no Paraná. No entanto, já refletiu no alto escalão do vôlei nacional.

A CBV criou uma comissão para estabelece­r critérios para a aceitação de atletas que mudaram de sexo. A tarefa passa por questionar o que define uma mulher.

Não há previsão para a divulgação dos parâmetros que serão adotados. Até agora, a única prova exigida era um documento oficial que indicasse o sexo da jogadora.

Os pontos de vista envolvidos na questão são tantos que o próprio superinten­dente da FPV, Jandrey Vicentin, viu-se em dúvida ao avaliar o pedido da curitibana.

“A trans pode, sim, favorecer resultados em equipes femininas, consideran­do a questão física. Nossa dificuldad­e foi encontrar estudos em esportes em que, como o vôlei, a altura seja fator decisivo. A maior parte é sobre o atletismo, em que a força é mais relevante”, afirmou.

Barbieri afirmou que a solução para o impasse sobre a participaç­ão de Isabelle no torneio se baseou na decisão da Justiça brasileira.

 ?? Brunno Covello/Folhapress ?? A cabeleirei­ra transexual Isabelle Neris, que recebeu permissão para jogar torneios oficiais femininos de vôlei, no salão em que trabalha, em Curitiba
Brunno Covello/Folhapress A cabeleirei­ra transexual Isabelle Neris, que recebeu permissão para jogar torneios oficiais femininos de vôlei, no salão em que trabalha, em Curitiba

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil