In­ves­ti­ga­ções ame­a­çam go­ver­no Ne­tanyahu

Folha De S.Paulo - - Mundo -

120 ca­dei­ras do Par­la­men­to, a quar­ta mai­or bancada.

Mas os prin­ci­pais com­pe­ti­do­res são da di­rei­ta, prin­ci­pal­men­te mem­bros do Li­kud. Is­so por­que, de acor­do com a lei lo­cal, se um pre­miê dei­xa o car­go, o par­ti­do po­de sim­ples­men­te es­co­lher in­ter­na­men­te um no­vo lí­der. Três no­mes são os mais co­ta­dos: o do mi­nis­tro da Se­gu­ran­ça Gi­lad Er­dan (nú­me­ro 2 da le­gen­da); o do po­pu­lar mi­nis­tro dos Trans­por­tes, Is­ra­el Katz (que já anun­ci­ou can­di­da­tu­ra); e o do pre­si­den­te do Par­la­men­to, Yu­li Edels­tein. NO­VAS ELEI­ÇÕES Pre­vis­tas pa­ra 2019, as elei­ções ain­da po­de­ri­am ser an­te­ci­pa­das, se­gun­do re­la­tos da im­pren­sa is­ra­e­len­se nes­te fim de se­ma­na, de­vi­do a ou­tro fa­tor: a ten­são en­tre o Li­kud e o To­dos Nós, do mi­nis­tro da Eco­no­mia, Moshe Kah­lon.

No cen­tro da cri­se na co­a­li­zão go­ver­nis­ta es­tá a dis­pu­ta so­bre a re­for­ma da rá­dio e TV pú­bli­cas de Is­ra­el. Ne­tanyahu anun­ci­ou no sá­ba­do (18) que mu­dou de ideia e não irá mais apoi­ar a subs­ti­tui­ção do ór­gão es­ta­tal, co­mo de­fen­de o par­ti­do de Kah­lon, e sim uma re­for­ma.

Em uma reu­nião do ga­bi­ne­te, Ne­tanyahu te­ria ame­a­ça­do dis­sol­ver o go­ver­no se a le­gen­da de Kah­lon não apoi­as­se a po­si­ção go­ver­nis­ta.

Por trás des­se mo­vi­men­to, di­zem opo­si­to­res, es­ta­ria a opor­tu­ni­da­de pa­ra o pri­mei­ro-mi­nis­tro es­ca­par dos pos­sí­veis in­di­ci­a­men­tos da Jus­ti­ça, que se­ri­am vis­tos co­mo uma ten­ta­ti­va de in­ter­fe­rên­cia no pro­ces­so elei­to­ral.

No pá­reo em ca­so de uma no­va elei­ção, es­ta­ri­am ain­da dois no­mes da ex­tre­ma di­rei­ta que in­te­gram o go­ver­no: o mi­nis­tro da Edu­ca­ção, Naf­ta­li Ben­net (Ca­sa Ju­dai­ca), e o mi­nis­tro da De­fe­sa, Avig­dor Li­ber­man (Is­ra­el Nos­sa Ca­sa).

“Eu não me apres­sa­ria em en­ter­rar po­li­ti­ca­men­te Ne­tanyahu. Ele sa­be dar a vol­ta por ci­ma. Mas cer­ta­men­te há uma mo­vi­men­ta­ção po­lí­ti­ca so­bre o dia se­guin­te e ele es­tá en­fren­tan­do a lu­ta de sua vi­da”, afir­mou o ana­lis­ta po­lí­ti­co Se­fi Ova­dia à rá­dio 103FM.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.