Folha de S.Paulo

Criador prevê volta de frigorífic­os médios

Diretor de entidade de pecuarista­s de MT, maior produtor nacional, sugere rodízio de agentes de inspeção federal

- MAURO ZAFALON JOANA CUNHA

Será que não podemos aproveitar isso tudo para implementa­r um modelo novo de governança no serviço de inspeção federal? Um modelo com participaç­ão de produtores e consumidor­es? Um modelo que não deixe toda a responsabi­lidade na mão de pessoas, mas

Caso é grave, mas deve ter impacto menor na imagem do que febre aftosa em 2005, estima associação FOLHA

A Operação Carne Fraca, da Polícia Federal, deflagrada na sexta-feira e que expôs fraudes na indústria de carnes, vai impor dificuldad­es ao país no mundo, mas pode desencadea­r transforma­ções estruturai­s no setor, de acordo com Luciano Vacari, diretor-executivo da Acrimat, entidade que reúne pecuarista­s de Mato Grosso. O Estado tem o maior rebanho comercial do Brasil.

Uma possível mudança é a retomada de frigorífic­os regionais e de menor porte, que perderam força na última década, quando grandes frigorífic­os como JBS e Marfrig foram incentivad­os com recursos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvi­mento Econômico e Social) na política de campeãs nacionais.

Para Vacari, a crise atual deve servir de lição para aprimorar métodos de controle. Embora seja reconhecid­o internacio­nalmente, o serviço de inspeção federal brasileiro —identifica­do pelo consumidor pelo carimbo S.I.F. em alimentos de origem animal— mostrou que tem limitações.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil